quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Jovem restaurador de imagens sacras torna-se referência em Iguatu

Em Iguatu, no Centro-sul cearense, um jovem rapaz aprendeu sozinho a restaurar imagens sacras. O trabalho de restauro pelo jovem estudante, João Víctor Primo, desperta a atenção de curiosos.

A oficina é na casa dele. Com pincel de ponta fina e tinta dourada, faz os últimos retoques na pintura rica em detalhes de uma imagem de São Pedro.

Quebradas, rachadas e com pintura envelhecida, outras bastante danificadas são assim que muitas imagens chegam até as mãos do jovem artista plástico.

O processo de restauração de imagens mudou a rotina do estudante. Ele aproveita o contraturno das aulas do curso de Letras, feriados e finais de semana.

A atividade de restauração requer muita paciência, tempo, habilidade e concentração. “Começou como brincadeira, desde a infância tinha muitas imagens, colecionava como objeto de devoção e tentava restaurar, mudar a cor”, contou. “Depois que fiz postagem em rede social, muita gente traz imagens para eu restaurar”.

O móvel cheio de imagens de santos faz parte da coleção do restaurador. O espaço também abriga uma Bíblia e outros livros religiosos. “É um trabalho muito gratificante, exige paciência, tempo”, disse. “É muito bom ver o dono, a comunidade alegre ao receber a imagem de volta restaurada”.

O gosto de João Víctor por santos vem da infância. Valdeano Ferreira Silva, professor, e pai do artista, relembra: “Ele sempre teve esse gosto, não gostava muito de brinquedo”, contou. “Encontramos com o bispo dom José Mauro, que soube por meio da gente a vontade dele e pediu que a gente não tirasse essa tendência que nasceu com ele”.

Os pais incentivam, dizem que tem orgulho do filho e ressalta o trabalho que ele faz com afinco e por isso tem recebido muitas encomendas.

João Víctor tem seus santos de devoção. Há também uma história ligada a Padre Cícero, como relembra Valdeano Silva, pai do artista. “Ele teve um sonho e tinha um certo receio, mas cresceu conheceu melhor a história do padre de Juazeiro do Norte e mudou de ideia, passou a ser devoto”.

A brincadeira do tempo de criança se tornou uma atividade para o estudante de 19 anos de idade. Ele lembra que fez o restauro da primeira imagem há cerca de quarto anos e sempre recebeu o apoio da família.

O trabalho de restauração das imagens tem se tornado referência. Desde quando começou há cerca de quatro anos últimos anos já restaurou mais de cem imagens sacras.

João Víctor é detalhista, realiza cada restauração com capricho. O trabalho é minucioso. O valor cobrado pelo serviço depende do estado e tamanho de cada imagem.

Para o jovem artista plástico autodidata o que prevalece também é o valor religioso e histórico que tem cada peça. Muitas delas acabam se tornando um grande desafio. “Todas as imagens têm suas histórias e é um desafio para mim, que busco o aperfeiçoamento”, pontuou. “Há técnicas que usei que não uso mais”.

O artista busca aperfeiçoar seus conhecimentos na arte da restauração na Internet. O jovem também recebe acompanhamento e orientação do padre Carlos Roberto Alencar, pároco da Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, em Iguatu, que também faz restauração de imagens sacras.

Com colaboração de Wandenberg Belém.