sábado, 23 de março de 2019

Prefeitura de Acopiara realiza a 6ª Conferência Municipal da Saúde

 
A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta última sexta-feira, 22 de março, no Centro Pastoral, a Conferência Municipal da Saúde com o Tema “ Democracia e Saúde. Saúde como Direito, Financiamento do SUS e Controle Social. ” O objetivo, criar propostas para a Conferência Estadual, e à etapa Federal.

No discurso das autoridades presentes, falas sobre a importância do tema e dos trabalhos que estão sendo realizados pelo município na área. Em seguida o público assistiu a uma palestra com o fisioterapeuta Jorge Samuel Lima Gonçalves, que falou sobre a importância do Fortalecimento do SUS, e outros assuntos relativos a temática.

Após a palestra, os participantes foram divididos em quatro grupos (eixos): Eixo I- Saúde como Direito; Eixo II- Consolidação do SUS; Eixo III- Financiamento do SUS e Eixo IV- Organização e Funcionamento dos Conselhos de Saúde. Cada grupo criou suas propostas e apresentou durante a plenária.


Também foram escolhidos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual, onde eles irão levar as propostas de políticas públicas para a melhoria da saúde de Acopiara.

Estiveram presentes, a secretária Fábia Almeida (Saúde), o secretário Robinho Almeida (Educação), a articuladora do Selo Unicef do município Rosa Almeida, a coordenadora da 18º CRES de Iguatu, Teresa Cristina, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Freitas, o vice-presidente do Conselho Messias Pinheiro, servidores municipais e população em geral.