quarta-feira, 20 de março de 2019

Camilo Santana irá inaugurar escola em Mombaça, nesta quinta-feira (21)

Os moradores do assentamento Salão, em Mombaça, agora contam com uma unidade de ensino para atender às necessidades educacionais da juventude na região. O governador Camilo Santana vai inaugurar a Escola de Ensino Médio Paulo Freire, nesta quinta-feira (21), às 9 horas. O prédio foi construído, mobiliado e equipado com recursos estaduais e federais, tendo o investimento de R$ 5,9 milhões.

A estrutura é constituída de seis salas de aula, com capacidade para atender até 270 alunos em cada turno. No novo espaço, alunos e professores terão acesso à biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática) e quadra poliesportiva. A obra foi acompanhada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

Com a nova escola, os jovens da região poderão ter acesso à educação sem precisar fazer grandes deslocamentos. Antes, tinham que se dirigir às unidades de ensino localizadas nas sedes dos municípios de Mombaça e Pedra Branca, tendo que acordar às 4 horas.

Por estar localizada em área de assentamento, a Escola de Ensino Médio Paulo Freire tem componentes curriculares que tratam diretamente da realidade do território camponês. São três disciplinas específicas a mais, em relação às escolas regulares convencionais, que acrescentam 8 horas-aula na carga horária semanal. Com isso, em dois dias na semana, os jovens ficam na escola em tempo integral. Práticas Sociais Comunitárias; Projeto, Estudo e Pesquisas; e Organização do Trabalho e Técnicas Produtivas, ministrada por um agrônomo, são as disciplinas extras.

Com a nova unidade de ensino, o Ceará passa a contar com nove escolas em funcionamento em assentamentos rurais localizados em Canindé, Itapipoca, Itarema, Jaguaretama, Madalena, Monsenhor Tabosa, Ocara e Santana do Acaraú. Esse atendimento chega a cerca de 1.800 alunos.

Mais três escolas estão em construção: duas em Canindé – em Logradouro e Conceição Salitre; e uma em Quixeramobim, em Nova Canaã.

A escola faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 14, sediada em Senador Pompeu. A rede estadual na região conta com 15 escolas, sendo 8 de Ensino Médio Parcial Regular, 2 de Ensino Médio Integral, 1 Escola de Educação do Campo, 3 de Educação Profissional e 1 Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).
Serviço

Inauguração da Escola de Ensino Médio Paulo Freire 

Data: 21/03/2019 

Hora: 9 horas 

Local: Assentamento Salão, S/N – Distrito de Manoel Correia – Mombaça-CE