sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Último fim de semana de fevereiro deverá ser marcado por chuvas em todo o estado, aponta Funceme

A previsão do tempo para esta sexta-feira (22), e o fim de semana no Ceará é de céu nublado com eventos de chuva em todas as regiões do Estado, conforme análise do cenário realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã de hoje.

Conforme vem sendo indicado pelos meteorologistas da Funceme nos últimos dias, o Estado tem condições favoráveis nos próximos dias devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste, assim como posicionamento favorável do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro encontra-se na porção central da nossa região.

“Os dois sistemas, atuando juntos, indicam condições para precipitações consideráveis em todo o território do Estado nas próximas 96 horas, reforça o meteorologista Raul Fritz.

De forma geral, as precipitações no litoral devem se concentrar entre a madrugada e a manhã, reduzindo durante o período da tarde, quando o interior do Estado é quem passa a receber maiores acumulados. Diante do cenário observado nesta sexta, que indica chances de eventos de chuva mais intensos, a Funceme emitiu avisos para as defesas Municipal (de Fortaleza) e Estadual.

Apesar da previsão indicada nesta sexta, a Funceme realizará novas análises na tarde de hoje e na manhã do fim de semana para indicar, se necessário, atualizações.