sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Piquet Carneiro registra chuva de 88 milímetros

A previsão do tempo para esta sexta-feira (22),e o fim de semana no Ceará é de céu nublado com eventos de chuva em todas as regiões do Estado, conforme análise do cenário realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã de hoje.

Conforme vem sendo indicado pelos meteorologistas da Funceme nos últimos dias, o Estado tem condições favoráveis nos próximos dias devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste, assim como posicionamento favorável do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro encontra-se na porção central da nossa região.

“Os dois sistemas, atuando juntos, indicam condições para precipitações consideráveis em todo o território do Estado nas próximas 96 horas, reforça o meteorologista Raul Fritz.

De forma geral, as precipitações no litoral devem se concentrar entre a madrugada e a manhã, reduzindo durante o período da tarde, quando o interior do Estado é quem passa a receber maiores acumulados. Diante do cenário observado nesta sexta, que indica chances de eventos de chuva mais intensos, a Funceme emitiu avisos para as defesas Municipal (de Fortaleza) e Estadual.

Apesar da previsão indicada nesta sexta, a Funceme realizará novas análises na tarde de hoje e na manhã do fim de semana para indicar, se necessário, atualizações. Para acompanhar, basta acessar o site do órgão ou obter detalhes por meio do aplicativo Funceme Tempo, disponível para Android e iOS.
Balanço de chuvas

Após o intervalo de chuvas em todas as regiões entre a última quarta-feira (20), esta última quinta-feira (21), incluindo Fortaleza, entre as 7h de ontem e as 7h de hoje, balanço parcial aponta registros em, pelo menos, 124 municípios, sendo os maiores em Piquet Carneiro (88 mm), Acaraú (80 mm) e Itarema (67 mm). 

Para entender

É necessário ter a compreensão de que uma condição de previsão do tempo é usada para indicar a previsão meteorológica para uma grande área do Estado do Ceará (por exemplo, abrangendo mais de 10 municípios vizinhos) e descrevendo, aproximadamente, como poderá se comportar o céu visível para um observador à superfície da terra e situado em qualquer posição na área sob previsão.

Nebulosidade refere-se à fração do céu coberta pelas nuvens quando observado de uma localização em particular. Segundo as normas meteorológicas atuais, o céu é dividido em octas (entender como um círculo que pode ser separado em 8 partes, sendo cada uma delas um octa).

De acordo com o meteorologista Raul Fritz, uma condição prevista de céu parcialmente nublado, por exemplo, para um observador à superfície, é aquela para a qual no mínimo a metade (50%, ou 4 octas) até perto de 75% (6 octas) da área do céu, sobre o observador, se encontrará nublada, e sem previsão de precipitação, no período da previsão, conforme normas usadas na meteorologia.

Temperatura

As chuvas observadas no Ceará, durante os últimos dias, não alteraram, de forma relevante, as temperaturas no Estado. Em Fortaleza, a temperatura máxima nesta semana foi de 32,2ºC, registrada na última segunda-feira (18), e a mínima, 24°C, nesta quinta. As máximas e mínimas de um intervalo de 24 horas, por exemplo, são registros pontuais, variando ao longo do dia.