segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Vendaval destrói ginásio esportivo e atinge escola pública na zona rural de Pedra Branca

Os moradores da Troia, na zona rural de Pedra Branca, passaram momentos de aflição na tarde deste último domingo (9),quando um vendaval atingiu esta localidade distante 42 quilômetros do Centro da cidade. Acompanhando de trovões o fenômeno meteorológico destruiu o ginásio poliesportivo construído ao lado da Escola Municipal Vicente Alves de Melo. O telhado e a estrutura metálica foram destroçados pela forte ventania.

“As telhas de alumínio pareciam um lenço voando no ar. Parte dos destroços caiu sobre a escola“, informou o chefe de Gabinete da prefeitura, Joãozinho Monteiro.


Apesar de o ginásio esportivo ser muito frequentado pelos moradores da comunidade, principalmente os mais jovens, no momento da ventania não havia ninguém no local. Quem estava na rua até correu para dentro de casa, para se proteger. Algumas delas foram ate destelhadas pela força do vento que também arrancou e destroçou a estrutura metálica do ginásio. No local residem 64 famílias. Alguns moradores passaram mal. Nunca haviam visto um fenômeno dessa natureza.

O prefeito Antônio Gois e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Marcílio Alcântara, acompanharam o chefe de Gabinete até o local. Eles ficaram surpresos com a força do vento. Apesar de a estrutura metálica do ginásio estar em bom estado de conservação ficou totalmente retorcida. Algumas colunas de ferro foram arrancadas das suas bases. No Município nunca havia ocorrido situação igual.

O objetivo agora é recuperar a escola, que funciona em tempo integral. Os serviços serão iniciados nesta segunda-feira (10). A Defesa Civil do Ceará será notificada no sinistro. O Município pretende buscar auxílio financeiro do Estado para restaurar a escola e o espaço de atividades esportivas e recreação da comunidade. É muito procurado mesmo no período das férias escolares, acrescentou Monteiro.