segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Atletas cearenses conquistam medalhas em Olimpíada Nacional das Apaes, no Rio Grande do Sul

O quadro geral de medalhas do atletismo teve como destaque a delegação cearense, que trouxe 10 medalhas, sendo sete de bronze, duas de prata e uma de ouro.

A Associação dos Pais e Amigos do Excepcionais (Apae) de Iguatu fez parte da delegação dos atletas especiais que foram para Canoas, no Rio Grande do Sul, participar da Olimpíada Nacional das Apaes, no início deste mês. A delegação cearense conquistou medalhas no torneio.

O evento, uma iniciativa da Federação Nacional das Apaes, reuniu alunos de todo o Brasil, que competiram nas modalidades atletismo, basquetebol, futsal, futebol society, ginástica artística, rítmica, handebol, natação, tênis de mesa, capoeira. A delegação cearense foi composta por 31 pessoas, entre atletas e professores.

“O sentimento é de dever cumprido e em nome das Apaes e todos os apoiadores queremos parabenizar a cada um dos nossos alunos -atletas e professores”, disse Clenilto Mulato, coordenador de Educação Física, Desporto e Lazer das APAES do Ceará. “A rotina de treinamento assegurou bons resultados”.

No resultado geral por modalidade, a delegação cearense ganhou três medalhas na natação masculino, sendo uma de bronze e duas de prata. Na prova de 25m livre (Down), medalha de bronze para Ivanderson Alves (Apae de Guaiúba); na prova 50m livre a prata foi para Francisco Joalisson (Apae de Iguatu).

No modalidade revezamento 4x25m livre, a delegação cearense ficou com a medalha obtida pelos atletas Manoel Tibúrcio (Apae de Iguatu); Francisco Jardel (Apae de Guaiúba), Manoel Filho e Francisco Pereira (Apae Mombaça).

No atletismo,na prova de 200m feminino quem trouxe o bronze foi Dávila Moura (Apae de Bela Cruz); na prova de 1.500m masculino, Natanael Pereira ganhou bronze (Apae de Iguatu) e a medalha de prata foi conquistada por José Adriedo (Apae de Orós).

Na prova de 3.000m masculino, o bronze foi para José Adriedo (Apae de Orós. Na prova caminhada 25m feminino, Francisca Leite ganhou bronze (Apae de Orós) e na corrida especial 50m, masculin, Vanduilton de Sousa também ganhou bronze (Apae de Orós); na prova de 100m masculino down, Ivanderson França trouxe o único ouro para o Ceará (Apae de Fortaleza) e na prova 100m feminino down, Danielle Soares ganhou medalha de bronze (Apae de Iguatu).

Na competição de arremesso do peso down, a medalha de prata foi para Maria Lourivânia (Apae de Juazeiro do Norte).

Já na prova lançamento da pelota, modalidade masculino, Francisco Emilson conquistou bronze, (Apae de Iguatu).

Uma das modalidades mais disputadas foi o futsal masculino. A delegação do Ceará enfrentou os times de São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Norte e disputou as semifinais contra Rondônia. Obteve a terceira colocação geral, ganhando por 2 a 1 da Apae de Mato Grosso.

O campeão da XXII Olimpíada Nacional da Apae foi Rondônia e o vice campeão foi a Apae da Bahia.

A delegação cearense foi formada por atletas das Apaes de Guaiúba, Fortaleza, Orós, Juazeiro do Norte, Bela Cruz, Sobral, Mombaça e Iguatu.

“Só temos a agradecer a Deus e depois a todos nossos apoiadores, por acreditarem e não medirem esforços para que os atletas pudessem representar não só as suas respectivas Apaes, mas também o Ceará. Todos os alunos mostraram força, dedicação, comprometimento, perseverança, disciplina e, o melhor de tudo, o espírito esportivo”, disse Mulato.

Com informações do Diário do Nordeste.