quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Em Iguatu, Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro implanta Terapia Comunitária Integrativa (TCI)

A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Prado, em Iguatu, durante a programação da Semana Paroquial dos Pobres, implantou a Terapia Comunitária Integrativa (TCI). A primeira foi realizada com moradores das comunidades Vila Neuma/Vila Moura com a participação de várias pessoas que compareceram ao CRAS da localidade.

A equipe terapêutica é formada pelo padre João Batista, que também é psicólogo e terapeuta comunitário, junto com a freira, irmã religiosa, Maria José (psicóloga), Maroni e Arlete (líderes comunitárias).

Houve um momento de acolhida e dinâmicas introdutórias e em seguida foi desenvolvida a terapia. “O momento é propício para fortalecer a autoestima, a saúde mental e promover a descoberta de saídas para os problemas do dia-a-dia, proporcionando à comunidade a valorização do seu potencial criativo e sua sabedoria popular, capazes de curar e integrar, resgatar a saúde e devolver a confiança”, observou o padre João Batista.

O grupo será permanente e as reuniões acontecerão às terças-feiras às 7h30 no espaço do CRAS.

A primeira terapia foi realizada nesta quarta-feira, 14. “Esse projeto vai oferecer um grande suporte em saúde mental e comunitária”, frisou o padre João Batista. “O nosso objetivo é enfrentar a problemática da vulnerabilidade e precariedade psíquicas que causam tantos problemas de violência, surtos psicóticos, depressão, suicídio e fragilidade emocional e psicológica”.

O método terapêutico foi criado pelo médico psiquiatra e antropólogo com doutorado pela Universidade de Sorbone, em Paris, na França, Adalberto Barreto. “Fiz o curso com ele e acrescentei minha formação em Roma em um outro curso de psicologia clínica e comunitária onde fiz minha minha tese de mestrado”, pontuou o sacerdote. “Agora estou começando a implantar a experiência aqui no Iguatu”.

O método de TCI começou em Fortaleza e já expandiu pelo Brasil e por várias regiões, além de vários países, dentre eles: Chile, Argentina, Bélgica, França, Itália, Suíça.

O padre João Batista fez formação com o professor Adalberto Barreto e agora inspirado no projeto quer formar um polo de Terapia Comunitária Integrativa em Iguatu. “Estamos começando com esse núcleo já Vila Neuma e Vila Moura”, reforçou o sacerdote.

Saiba mais

O que é terapia comunitária

A terapia comunitária é uma prática que possibilita a criação de redes solidárias, mobilizando os recursos e competências das pessoas das famílias e comunidades, suscitando a dimensão terapêutica do grupo. Com informações do Diário do Nordeste.