terça-feira, 20 de novembro de 2018

Coluna da Hora de Icó abandonada há mais de 30 anos

http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/wp-content/uploads/2018/11/IMG_20181118_065606.jpg
A histórica da Coluna da Hora, na cidade de Icó, localizada em uma área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na praça Aldo Landim, ao lado do Mercado Público Aluísio Monteiro, está abandonada há mais de 30 anos.

A Coluna da Hora foi construída em 1953, na gestão do então prefeito Francisco Maciel da Silva, por Francisco Chagas Pinheiro, 65. O reboco em suas laterais já caiu expondo os tijolos. A coluna tem 25 metros de altura e uma imagem de uma santa que era iluminada com refletores. A iluminação não existe mais.

O historiador Altino Afonso conta que entre os anos de 1982 a 1986, na administração do ex-prefeito Aldo Monteiro, já falecido, os quatro relógios laterais que informavam as horas com suas batidas, apresentaram defeito. Os relógios foram encaminhados para Fortaleza e nunca mais apareceram.

Na época, quem usava relógios eram pessoas de classe média, destaca o historiador Altino Afonso. O relógio era uma referência para o centro comercial.

Altino Afonso relata que em 1953, quando foi construída a Coluna da Hora, a elite de Icó se encontrava diariamente em seu entorno, pois era o ponto de encontro de comerciantes, profissionais liberais e moradores.

Hoje com a tecnologia avançada, celulares, não há mais necessidade de relógios em praças públicas para ter acesso às horas. “É um marco histórico, que faz parte da cultura social da nossa cidade, mas que está abandonado”, lamentou Altino Afonso.

A praça onde está a Coluna da Hora é denominada de Aldo Landim, que segundo o historiador Altino Afonso, era um comerciante do ramo de eletrodomésticos. A praça anteriormente se chamava Santos Dumont. Com informações de Richard Lopes.