quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Após pedido de Bolsonaro, Eunício Oliveira antecipa horário da posse presidencial

O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB-CE), alterou o horário da sessão solene que empossará o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), no dia 1º de janeiro de 2019, no Congresso Nacional.

Inicialmente, o momento estava marcado para 17 horas, mas foi antecipado para as 15 horas. O pedido, conforme a Rádio Senado, foi feito pelo próprio Bolsonaro, que ligou para o senador cearense.

"Ele tinha interesse (e questionou) se eu podia fazer a mudança da posse, em vez de ser 17 horas, ser 15 horas. Disse a ele que não havia nenhuma objeção e que já determinei a mudança", disse o presidente do Congresso Nacional à rádio.

Embora simbólica, a passagem da faixa presidencial na rampa do Congresso Nacional não é a posse. Antes disso, os novos presidentes participam de sessão solene no Congresso Nacional.

"É onde realmente o presidente (da República) é empossado e já sai do Congresso como presidente. O presidente (do Senado) Eunício Oliveira é quem conduz a cerimônia", explica a coordenadora de grupo de trabalho para posse no Congresso, Maria Cristina Monteiro.

Ainda conforme a Rádio Senado, a cerimônia de posse é planejada desde o início do ano, em março. Equipes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional, do Itamaraty, das Polícias Militar e Legislativa e das Forças Armadas reúnem-se quinzenalmente para acertar detalhes do evento.

Em 2015, a penúltima presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), chegou ao Congresso Nacional pouco antes de 15h10min, onde assinou termo de posse junto ao então vice-presidente, Michel Temer (MDB). Com informações do O Povo.