quinta-feira, 20 de setembro de 2018

'Mestres da cultura' no Ceará transformam a própria casa em museus


Residência de mestres da cultura viram museus — Foto: Sesc/Divulgação
Dezesseis casas de "mestre da cultura" se transformarão em museus que contam a história do povo cearense. O primeiro museu orgânico foi aberto nesta última terça-feira (18), em Potengi, no interior do estado. No total serão 16 pontos de cultura popular no estado, em um trabalho desenvolvido em parceria entre o Sesc e a Fundação Casa Grande.

A partir desta terça, a casa Antônio Luiz de Souza, no Sítio Sassaré, a quatro quilômetros do centro de Potengi, é identificada como um museu orgânico, onde o Reisado de Couro dos Caretas, cultura quase secular no Cariri, pode ser conhecida por todos que desejarem uma experiência de turismo antropológico.

No local, os visitantes poderão apreciar estão as fotografias das manifestações do reisado, que faz parte da vida de Antônio Luiz desde 1975. Também estão expostos os instrumentos musicais e as dez máscaras dos caretas: o Velho Bacurau, a Velha Quitéria, o boi, a burrinha, o urubu, o jegue, o carneiro, o cavalo e a ema, personagens do reisado que todos os anos ganham vida no terreiro do Mestre, sempre nas Festas de Reis.

“Eu comecei sendo brincante de um senhor de Potengi, por nome de Chagas. Eu ficava brincando e prestando atenção como era que ele chamava as figuras, porque essa brincadeira nossa é chamada, não é cantada, e eu aprendi de cabeça, porque não sei ler”, diz o mestre.

A inauguração ocorre às 16h, no Sítio Sassaré, o Museu Orgânico Mestre Antônio Luiz será oficialmente aberto para visitação, também será lançado um blog com vídeos, foto, biografia e a apresentação do grupo do Reisado de Couro dos Caretas.Com informações do G1 Ceará.