sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Apicultores de Acopiara passam por capacitação

http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/wp-content/uploads/2018/08/WhatsApp-Image-2018-08-14-at-16.24.25.jpeg
Apicultores passaram por treinamento em Acopiara.
Ações em apicultura, junto a 100 apicultores, no município de Acopiara, como resultado do Projeto 16.981 – Agroecologia e Desenvolvimento Produtivo Rural (AGROAPI), nas comunidades de Barra do Ingá, João Bento, Floresta e São Paulinho, zona rural de Acopiara.

O AGROAPI objetiva capacitar, acompanhar tecnicamente apicultores ligados à agricultura familiar, bem como, apoiar o beneficiamento do mel, através de cursos sobre biologia das abelhas, polinização, espécies vegetais e a importância apícola, instalação de apiários, métodos de aquisição de enxames, manejo correto de colmeias; produção de mel, combate a pragas e doenças, alimentação, colheita de mel, entre outros. A iniciativa é financiada pela Fundação Banco do Brasil (FBB) e realizado no município, pelo Instituto Elo Amigo (IEA)e prepara os apicultores(as).

O apicultor, José Neto Sobrinho, 52, de Barra do Ingá, tem 42 colmeias, participou das formações. Ele relata que a partir de agora, conseguirá aumentar a produção de enxames em seu apiário. “Nesta época do ano, onde é mais seco, é difícil reproduzir os enxames e com as dicas repassadas nas capacitações, eu poderei aumentar ainda mais essa produção, e consequentemente, terei mais produção de mel”, disse.

De acordo com o coordenador do projeto, Chrístian Arruda, o objetivo é trabalhar a cadeia produtiva do mel em Acopiara, possibilitando não somente o fortalecimento da produção de mel através das capacitações, mais fundamentalmente fortalecer a estruturação da Teia Produtiva da Apicultura no Município. “As capacitações trabalham elementos de beneficiamento e agregação de valor do mel, através da implantação de um máquina de sachê e kits de extração de mel, e apoia questões de acesso a mercado, tendo como eixo principal assessoria técnica a estes apicultores, de modo a elevar o nível tecnológico destas unidades produtivas e possibilitando a estruturação de multiplicadores, podendo assim apoiar a disseminação da apicultura junto ao município de Acopiara”, finalizou Chrístian.

A realização deste projeto, em Acopiara, conta com um leque de parceiros estratégicos, dentre eles; Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável de Acopiara; Associação de Apicultores; Condecom; Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares; Sebrae; e apicultores.
Apicultores passaram por treinamento em Acopiara.