sexta-feira, 20 de abril de 2018

Em 20 dias, Castanhão dobra volume d'água, mas situação ainda preocupa

castanhao
Maior reservatório do Estado e responsável por abastecer diversas cidades da região Jaguaribana, além da própria Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o Castanhão viu seu volume dobrar em apenas 20 dias, beneficiado, principalmente, pelas fortes chuvas registradas no Ceará neste mês de abril. Atualmente, o açude está com 7,6% da capacidade preenchida, o que corresponde a 506,9 milhões de metros cúbicos (m³) de água. A informação é do Diário do Nordeste.

De acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), no último dia 31 de março o volume de água do Castanhão era de 3,87%, um resultado que já havia superado o último inverno em aporte. Ocorre que nesta quinta-feira (19), durante o último levantamento realizado, o reservatório já estava com 7,57% de sua capacidade, tendo recebido um incremento, somente no período em questão, de 247,7 milhões de m³.

Apesar do aporte considerável neste mês, a situação do Castanhão ainda é considerada crítica, despertando, inclusive, preocupação no governador do Estado, Camilo Santana. "(O açude) precisa pegar mais água para nos garantir certa tranquilidade até que a transposição do Rio São Francisco seja concluída", disse o chefe do executivo estadual na última terça-feira (17), em entrevista ao programa Paulo Oliveira, na Rádio Verdes Mares.

Água para RMF gera revolta

Na última segunda-feira (16), produtores rurais, vereadores, prefeitos e representantes de entidades de classe discutiram, em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Jaguaribara, a transferência de água do Castanhão para a RMF, por meio do Eixão das Águas. Em meio a um clima de indignação, os representates de municípios da região defenderam que ainda não havia aporte suficiente no reservatório para transferir recursos hídricos para a Região Metropolitana de Fortaleza, por meio de bombeamento.

Na próxima semana, será elaborado um documento a ser entregue ao Governo do Estado solicitando a suspensão da transferência de água até o fim da quadra chuvosa e medidas compensatórias para a região. "Não somos contra a retirada de água para Região Metropolitana de Fortaleza, mas não podemos ser prejudicados", frisou o prefeito de Jaguaribara, Joacy Alves dos Santos Júnior.