sábado, 4 de novembro de 2017

Casal viajante sofre acidente no Ceará e mora provisoriamente em oficina mecânica

Kombi
Uma casa inteira dentro de um carro projetado para viajar por toda a América do Sul e um projeto que deveria durar oito meses e já soma quase três anos. “Uma volta de kombi”, programa sonhado pelos sulistas Daniela Pregardie e Rodrigo Matias, foi interrompido no Ceará, mais precisamente na CE-085, dia 27 de outubro deste ano. Viajando em uma Kombinet, o casal estava voltando de Icaraizinho de Amontada, quando foram surpreendidos por um caminhão, que arrastou o veículo por 200m na estrada. A informação é do Diário do Nordeste.

O caminhoneiro dormiu ao volante e colidiu na traseira da kombi de Daniela e Rodrigo, mas todos estão bem, exceto a kombinet, que era a casa do casal. Há três anos, os dois, além de se locomover, dormem e comem no carro que, com o acidente, foi completamente destruído. Sem ter onde ficar, o casal foi acolhido em uma oficina mecânica de Fortaleza, onde estão dormindo. 

De acordo com Daniela, o carro tem seguro e a expectativa é de que recebam outra kombi. “Foi um choque emocional muito forte vamos ficar em Fortaleza até resolver os trâmites burocráticos da seguradora. Nossa kombi é nossa casa, nosso meio de vida, como chegamos nos lugares. Estamos esperando pra ver como vai ser essa questão e se tudo der certo vamos voltar para Florianópolis”, comenta a gaúcha. 

Dia 30 de novembro faria três anos que o casal saiu de Florianópolis para explorar o continente e o projeto irá continuar posteriormente, segundo Daniela. Para ela, Jericoacoara foi o lugar mais lindo que visitaram no Ceará. "Ela é uma bolha dentro do mundo, dificilmente conhecemos outros lugares como Jericoacoara. Nosso planejamento era fazer toda a costa cearense, mas vai ficar por conhecer", afirma Daniela. 

O projeto

Casados há quase treze anos, Daniela e Rodrigo relatam sempre terem gostado da vida alternativa e de viajar. Há quatro anos, eles tinham uma vida normal, mas decidiram vender tudo para conhecer a América do Sul. 

O casal já foi para o Uruguai, Argentina, Chile, Peru, entre outros países. Além deles, conheceram o norte do Brasil e estavam visitando o Nordeste. 

“Uma das travessias mais complexas que nós fizemos e temos muito orgulho foi a travessia da BR 319, a transamazônica, que é a rodovia que leva Humaitá à Manaus e passa pelo meio da floresta. Foi incrível, foram 16 dias pra fazer 700km, foi muito difícil. A kombi atolou muito, muita gente achou que não chegaríamos a Manaus, mas nós chegamos” relata Daniela sobre as experiências marcantes da viagem.

O casal não sabe dizer ao certo quanto gasta com gasolina e alimentos, mas relatam ter feito um planejamento que foi alterado no segundo mês de viagem. O orçamento estava calculado não funcionou porque o casal passava mais tempo que o planejado nos lugares, então tiveram que trabalhar para continuar viajando.

Sobre a convivência, Daniela relata que é a mesma que o casal tinha em casa, a diferença é que a rotina é sempre novidade. “Na kombinet é mais intenso, cada dia é um lugar diferente, outra cultura, além do fato de que as pessoas são muito curiosas, então elas querem conhecer a história, o que para gente é legal porque a gente adora, mas a convivência é normal. A grande diferença é que nossa rotina é a novidade”.