sábado, 6 de junho de 2020

Monsenhor Tabosa, Pedra Branca e Salitre têm situação de emergência decretada por causa da seca

O Governo do Estado decretou situação de emergência em Monsenhor Tabosa, Pedra Branca e Salitre devido à seca que atingiu as cidades do Ceará. A medida foi divulgada nesta sexta-feira (5), na página da Defesa Civil.

Conforme o decreto nº 33.609, publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (3), a ação irá valer por 180 dias, a partir da data de publicação, e contará com mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) para atuar nas respostas à seca.

De acordo com a Defesa Civil, o Estado apresentou queda de 88,47% no número de municípios em situação de emergência por causa da seca em comparação ao ano passado, quando 26 cidades tiveram o estado decretado no fim de abril de 2019.

Este ano, a falta de regularidade das chuvas fez com que nem todos os reservatórios municipais e estaduais recebessem água suficiente, apesar de o Ceará superar em 22% a média de precipitações para a quadra chuvosa. O reservatório localizado em Monsenhor Tabosa, por exemplo, tem volume de 1,3%, segundo dados do Portal Hidrológico, ferramenta da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) que monitora o nível dos reservatórios. 

Ainda segundo o órgão, as ações visam garantir o acesso à água para consumo humano e animal, comprometido devido “à irregularidade das chuvas e as elevadas temperaturas”, segundo o decreto. Técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e o Coordenador de Defesa Civil do Estado do Ceará (CEDEC) emitiram parecer que reforçaram a elaboração do decreto. 

Com informações do Diário do Nordeste.