terça-feira, 30 de junho de 2020

Bombeiros de Iguatu recebem doação de álcool do IFCE

A 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militares de Iguatu recebeu doação de álcool líquido em gel do Instituto Federal de Educação (IFCE), campus Iguatu. Foram doados 10 litros de álcool a 80% glicerinado e 40 litros em gel a 70%.

O produto foi fabricado neste mês de junho e foi resultado de uma ação emergencial de combate ao coronavírus no Ceará. Newdmar Fernandes, chefe do Departamento de Pesquisa, Extensão e Produção, explica que a produção e doação de álcool faz parte de um projeto do campus em parceria e com o apoio da empresa BR Distribuidora e do Exército Brasileiro.

“Trata-se de uma união de esforços visando contribuir no combate à Covid-19”, explicou. “Estamos contribuindo com a sociedade nesse momento difícil”.

O professor do IFCE, campus Iguatu, Francisco Avelino, explica que a verba para fabricação do material advém do Ministério da Educação e que contemplou vários campi do IFCE para a confecção e distribuição de álcool 70%, seja na forma líquida ou em gel para o sistema de saúde pública.

“Nós recebemos álcool 96% produzido pela BR Distribuidora e entregue pelo Exército, além de outros insumos como o carbopol, utilizado na fabricação de álcool em gel e a glicerina utilizada na produção do álcool glicerinado”, disse Avelino.

A produção contou com a participação de dois estudantes do curso de licenciatura em Química, Alan Karlos (5º semestre) e Luiz Fernando (4º semestre) e de dois técnicos de laboratório, Jordânia Melo e Luís Carlos.

O produto foi elaborado seguindo os padrões mínimos de Boas Práticas de Fabricação e atendendo os padrões de qualidade requeridos para o uso pretendido, de acordo com o estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O álcool líquido 70% é utilizado para higienização de superfícies e o álcool 80% glicerinado é utilizado alternativamente ao álcool em gel, visto que a glicerina atuará como umectante, evitando o ressecamento da pele causado pelo produto.

Com informações do Diário do Nordeste.