terça-feira, 31 de março de 2020

Ceará deve ter fortes chuvas até quinta-feira no litoral e regiões da Ibiapaba e Baturité

Choveu em 86 municípios cearenses entre as 7h de segunda-feira (30), e 7h desta terça-feira (31), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Conforme o órgão, a previsão é de dia nublado em todas as regiões do Estado. No litoral e região da Ibiapaba, deve chover ao longo do dia.

As cidades com maiores precipitações nas últimas 24 horas foram Jaguaribara (67.2 mm), Banabuiú (50 mm), Farias Brito (47.4 mm), Barro (47 mm) e Maracanaú (46 mm). Em Fortaleza, a Funceme registrou chuva de 23.5 mm. As cidades de Horizonte (32) e Maranguape (27 mm), juntamente com Maracanaú, fecham a lista de municípios com maiores acumulados da Grande Fortaleza.

Para quarta-feira (1ª), a Funceme prevê eventos de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba, situação que deve permanecer até quinta-feira (2).

Castanhão 

Com o bom volume pluviométrico registrado nos primeiros meses, o Açude Castanhão, maior reservatório cearense, está com 9,83% de seu volume. O açude é essencial no abastecimento hídrico da Grande Fortaleza e Vale do Jaguaribe.

Até este mês, o reservatório já recebeu 511 milhões de metros cúbicos de água, o que representa a maior recarga dos últimos oito anos para o período. Em 2011, o açude havia recebido 875 milhões de m³ de água.

Com informações do G1 Ceará.