sábado, 1 de fevereiro de 2020

"Tá chovendo gelo!" Moradores de Piquet Carneiro registram o que seria uma chuva de granizo

Moradores do município de Piquet Carneiro, Sertão de Inhamuns, registraram o que seria uma chuva de granizo, nessa última quarta-feira, 29. 

Eles gravaram o momento em que várias “pedras brancas” caíam no chão, durante forte precipitação na Cidade. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não confirmou se a chuva era de granizo, mas informou que as condições climáticas estavam favoráveis a isso.

“Tá chovendo gelo, olha ai o tamanho”, dizia um dos moradores no vídeo que circulou na internet. A chuva, que começou a cair no final da tarde, chegou a causar barulho de “estalo” nas telhas. “Tomara que não quebre meu para-brisas”, torce outro morador, que chegou a pegar as pedras com a mão. No registro, é possível ainda ver várias delas caindo no chão durante a chuva.

Em nota, a Funceme informou que a presença de granizo só pode ser confirmada com uma avaliação pessoal do material. Entretanto, o órgão registrou a atuação de áreas de instabilidade com aglomerados de nuvens do tipo Cumulonimbus (CB), o que pode ter provocado a chuva de granizo, informando ainda que o fenômeno deve ter ocorrido de forma isolada.

Imagens de satélite realizadas pela Funceme identificam o momento em que áreas de instabilidade se formam, contribuindo para a formação das CBs e atingindo o município por volta das 18 horas. No intervalo entre as 7 horas de quarta-feira, 29, e as 7 horas de quinta-feira, 30, a Funceme chegou a registrar o acumulado de 12 milímetros em Piquet Carneiro, no posto pluviométrico Açude São José II, e de 30,8 mm na Plataforma de Coleta de Dados (PCD), localizada no Sítio Ema dos Marinheiros.

Com informações do O Povo.