terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Icó: Última novena dedicada ao Senhor do Bonfim será celebrada nesta terça-feira, 31

Termina hoje na cidade de Icó as novenas em louvor ao Senhor do Bonfim. A festa religiosa será encerrada nesta quarta-feira, dia 1º no início da noite com a tradicional procissão, condução da imagem de Jesus Cristo Crucificado no carro andor e a queima de bateria de fogos, no Largo do Théberge, centro histórico da cidade.

Os organizadores do evento estimam que cerca de 20 mil pessoas devem participar. As novenas começaram no último dia 23 com celebrações ao lado do Santuário do Senhor do Bonfim. Devotos de todas as idades e vindos de várias cidades e localidades rurais participaram da festa.

A aposentada, Luzia Melo, 79 anos, não perdeu uma noite de novena. “Era criança e meus pais já vinham para a novena, porque lá em casa somos todos católicos e devotos do Senhor do Bonfim”, contou. “Amanhã, vou andar na procissão, ainda aguento”. A neta dela, Yasmin Bezerra, 11 anos, já participa ao lado da avó das celebrações dedicadas a Jesus Cristo.

A festa do Senhor do Bonfim é uma das mais antigas do Ceará, celebrada em Icó há 270 anos. “Icó tem forte devoção ao Senhor do Bonfim, é um povo muito religioso”, pontou o pároco, frade, Juraci Barbosa. 

Com informações do Diário do Nordeste.