domingo, 22 de setembro de 2019

Água de poços do Rio Jaguaribe e do Aquífero Julião vão assegurar abastecimento de Iguatu

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Iguatu está concluindo o trabalho de interligação dos poços do aquífero Julião ao reservatório, que tem capacidade para 280 mil litros, e, posteriormente, à adutora que vem do açude Trussu para auxiliar em 50% no abastecimento da cidade que tem mais de 75 mil moradores.

De acordo com o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, a ideia da ação é oferecer água de qualidade para todos os usuários. Ele lembrou que os serviços na região do aquífero foram custeados com recursos próprios da Prefeitura para que os moradores não sofram com a crise hídrica. “Todos os poços e a construção do reservatório foram custeados com dinheiro da Prefeitura para garantir em regime de urgência água de qualidade para todos”, reafirmou Ednaldo.

O prefeito de Iguatu explicou ainda que a ENEL está concluindo os serviços de instalação da rede de energia elétrica da área do Aquífero Julião para garantir o funcionamento dos motores que vai bombear água do reservatório até a Estação de Tratamento, localizada no bairro Cocobó. “Cinquenta por cento dos moradores de Iguatu serão abastecidos com águas do aquífero Julião e os 50% restantes com águas da nova adutora do Rio Jaguaribe, obra realizada pelo governo do Estado em parceria com a Prefeitura”, pontuou Ednaldo.

O diretor presidente do SAAE de Iguatu, Rafael Rufino, disse que até meados de outubro a transferência de água de poços do aquífero Julião deve estar plenamente em funcionamento. “Já temos o dobro de oferta de água de poços do Rio Jaguaribe a partir da nova adutora e em breve teremos mais água vinda do Julião”, explicou. “Só dependemos da ligação elétrica da ENEL que está em conclusão”.

A água do açude Trussu será suspensa em outubro próximo e ficará para a cidade de Acopiara.

Com informações do Diário do Nordeste.