domingo, 22 de setembro de 2019

Incêndio provoca destruição de cerca, pasto, criatório de abelha e medo aos moradores do distrito de Calabaça, em Várzea Alegre

O distrito de Calabaraça, na zona rural de Várzea Alegre, foi mais uma área afetada por fogo em vegetação, na região Centro-Sul do Ceará. Um incêndio de grandes proporções provocou destruições de cercas, pastos de gado, árvores e até afetou um criatório de abelhas no sítio Graiado, distrito de Calabaça, em Várzea Alegre, nos últimos três dias.

De acordo com moradores, no sábado à noite ainda havia pontos de fogo. “Vinte e oito colmeias incendiadas, o fogo passou em alta velocidade. O prejuízo é grande”, disse o produtor rural, Cícero Adorno.

Na tarde da sexta-feira passada o fogo chegou bem próximo das casas, trazendo medo aos moradores.

A vegetação seca, o tempo quente, a baixa umidade favorecem o fogo em vegetação, mas neste ano há maior número de casos, segundo os moradores. “Ando muito pela região e nunca vi tanto fogo assim, como neste ano”, disse o produtor rural, Carlos Queiroz. 

O agrônomo e ambientalista da ONG Rio Jaguaribe, Paulo Maciel, denuncia a ação criminosa dos incêndios. “Todos os anos o problema se repete e decorre de ação criminosa”, pontuou. “Há muitos casos em que há interesse de criadores”.

Ocorrência na região

De acordo com o 4° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) sediado em Iguatu, de 1° de setembro ao dia 20 de setembro de 2019, até as 19h, por cidade, houve o seguinte registro de ocorrência de combate a incêndios em vegetação:

Acopiara: 08
Cariús: 03
Cedro: 10
Icó: 11
Iguatu: 42
Jucás: 01
Lavras da Mangabeira: 04
Orós: 02
Quixelô: 05
Tarrafas: 02
Várzea Alegre: 03

Total: 91