quarta-feira, 31 de julho de 2019

Flamengo entra em campo hoje por sobrevivência na Libertadores contra o Emelec

Para manter o sonho vivo do bicampeonato da Libertadores, o Flamengo tem uma árdua tarefa nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã: tirar uma diferença de dois gols do Emelec, que venceu o jogo de ida no Equador por 2 a 0 e pode até perder para se classificar. Mas qual é o tamanho dessa vantagem? Quantas vezes ela já foi revertida pelo Rubro-Negro?

Além dos muitos desfalques, que vêm dando dor de cabeça para Jorge Jesus, o Flamengo também jogará contra um histórico negativo. Em mata-matas na história, seja por competições nacionais ou sul-americanas, o clube já precisou reverter desvantagens igual ou maior que dois gols em 11 ocasiões: conseguiu só três vezes, e em apenas duas se classificou.

Mas também é possível olhar para o "copo meio cheio". Se por um lado o histórico é negativo, por outro o retrospecto recente é positivo. Das últimas três vezes em que foi para o segundo jogo de um mata-mata com uma desvantagem elástica, em duas o Rubro-Negro se classificou – tirando inclusive uma diferença maior do que a atual.