quinta-feira, 18 de julho de 2019

Católicos da cidade de Iguatu celebram novenário em louvor à padroeira Senhora Sant’Ana

Fé e devoção marcam a celebração do novenário em louvor à padroeira de Iguatu, Senhora Sant’Ana. A festa religiosa foi aberta na noite de quarta-feira, 17, com a celebração da primeira novena que teve como pregador o arcebispo de Aracaju, dom João Costa.

Dom João Costa foi bispo na diocese de Iguatu. O tema abordado pelo religioso foi sobre a pobreza, o amor de Jesus Cristo para com os pobres, a necessidade de sermos fraternos, solidários, caridosos, de vivenciarmos o amor, o ensinamento de Cristo em nossa caminhada aqui na terra.

Neste ano, os devotos comemoram 300 anos da chegada da imagem da santa padroeira à antiga Vila da Telha. O tema central do novenário é “Com Senhora Sant’Ana, viver a alegria da santidade’.

A programação da festa religiosa inclui novenas, caminhadas para os bairros, celebração de missas, quermesse com animação de shows de MPB, sorteios de brindes, show com o padre Joãozinho, no próximo dia 24, quarta-feira, show com Zé Vicente, cavalgada, desfiles de carros antigos, de carroças, passeio ciclístico.

O leilão será realizado na próxima quinta-feira, 25.

No próximo dia 26, será feriado municipal em Iguatu. Haverá celebração de quatro missas pela manhã, na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana e no fim da tarde a tradicional procissão com a condução do andor com a imagem tricentenária da padroeira.

Inauguração de obelisco 

O encerramento será com a inauguração do marco comemorativo dos 300 anos da chegada da imagem – um obelisco com a instalação de uma imagem de 1,70 de Senhora Sant’Ana ao lado da igreja Matriz.

O pároco da Matriz de Sant’Ana, padre Carlos Roberto Alencar, destacou o esforço da paróquia em edificar a colunata com a imagem da padroeira. “Precisávamos registrar esse acontecimento, a história, o ano jubilar dos 300 anos de devoção e fé à Sant’Ana em Iguatu”, destacou.

Depoimentos 

A dona de casa, Francisca Lima, 66 anos, disse que sempre participou do novenário em louvor à padroeira de Iguatu. “Antes era celebrada dentro da igreja, mas a festa cresceu e reúne milhares de pessoas. É uma celebração muito bonita”.

O aposentado, Paulo Rocha, 71 anos, foi enfático: “Sou devoto de Senhora Sant’Ana e só não venho para a novena se estiver doente”.

O funcionário público aposentado, Luís Oliveira, 68 anos, disse que todos os anos vem de Fortaleza participar da festa. “A gente reza, lembra dos tempos antigos, rever os amigos e a família”, justificou.

A fé se renova entre os católicos a cada ano. A estudante, Larissa Pereira, 12 anos, acompanha a avó e a mãe a cada novena. “Aprendi em casa a ser católica, rezar e participar da festa de Senhora Sant’Ana que é muito bonita e participativa”.

Com informações do Diário do Nordeste.