domingo, 26 de maio de 2019

Sesc em Iguatu tem noite cultural com violeiros e sanfoneiros e faz homenagem a Claudizinho de Paula

Um festival de pluralidades e vertentes da cultura popular que reúne repentistas e suas violas afinadas. Foi assim a 3ª Noite dos Campeões do Repente no SESC de Iguatu. O evento contou com a participação de seis repentistas que entoaram canções, sextilhas, desafios, martelo e os embates entre as duplas de cantadores.

O som da sanfona foi uma marca do momento com uma homenagem ao jovem sanfoneiro Claudizinho de Paula (in memoriam).

A presença do público deu a tônica do momento. Fato celebrado pelo promotor e apresentador da noite, poeta Joás Rodrigues. “Muita geste fala que viola e cantoria não atraem público, que cultura não atrai olhares. Uma festa como essa nos dá energia para seguir promovendo eventos desse seguimento”, disse.

Poetas 

Chico Alves, Zé Cardoso, Jonas Bezerra, Paulo Nascimento, Pedro de Santa Helena, Cícero Cosme e Zé Viola dividiram o palco e os aplausos da plateia. Zé Viola, um dos mais renomados poetas populares do Piauí, ressaltou o tamanho da cidade para o cenário cultural do Nordeste.

“Importante a nossa querida cidade de Iguatu. Importante termos um espaço como esse para nós cantadores. As pessoas que vêm e já conhecem e para os que despertam o interesse de conhecer. É o encontro com os catadores com os amigos da cantoria que a gente sente o valor. Esse momento é uma escola. Isso é positivo, significa cada vez mais o aprofundamento do conhecimento para nossa cultura”, ressaltou Zé Viola.
Grande público superlotou as dependências do SESC 

O evento contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade. O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, ressaltou que a intenção da gestão é prestigiar e valorizar os mais variados gêneros culturais populares da cidade. “Esse mês de junho nós estamos iniciando o Arraiá do Povo, mas a gente fez questão de priorizar um dia para prestigiar os artistas da nossa região. Com os violeiros programamos eventos em praças públicas e no mercado central, dando a oportunidade também para eles mostrarem seu valor. É dessa forma que que uma gestão tem que se conduzir assim como a sociedade civil organizada deve abraçar os artistas que através dos seus repentes e sua viola leva alegria para toda nação iguatuense”, disse Ednaldo Lavor.

O espetáculo cumpriu o que prometeu e levou ao palco um misto de músicas instrumentais, modinha cantada e contação de causos musicalizados. O encontro de campeões celebra o aniversário do poeta Joás Rodrigues. Nas duas primeiras edições o evento foi pago, mas diante do apoio do SESC de Iguatu e empresários locais, de maneira inédita, a ocasião foi gratuita.
Crianças da rede municipal de ensino prestaram homenagem ao Claudizinho de Paula

Em homenagem ao sanfoneiro Claudizinho de Paula, falecido no último dia 09 de maio, a viola dividiu o espaço com a sanfona entoada pelo professor Paulo Cascavel e pelo pequeno Cauê Silva.

Crianças da Escola Municipal Padre Januário Campus também declamaram suas rimas em homenagem ao jovem que precocemente faleceu aos 20 anos de idade. “Emocionante ver esse povo todo aqui reunido homenageando a história do meu filho, aquilo que ele fez de bom na vida.

Ele foi um menino batalhador e sonhador que passou rapidamente entre nós como um anjo. Mesmo com tão pouco tempo conseguiu cativar o coração das pessoas tanto através da sua arte da sua sanfona, do seu amor pela música, bem como também pelo seu amor a Deus.

Ele dedicou sua vida à obra de Deus, à evangelização de jovens, e a gente se sente confortável por todo carinho e homenagem recebida”, disse Claudízio de Paula, pai do homenageado. Com informações do Diário do Nordeste.