quarta-feira, 15 de maio de 2019

Estudantes vão às ruas do Centro de Iguatu protestar contra cortes na Educação

Estudantes, professores e servidores públicos participaram na manhã desta quarta-feira, 15, em Iguatu da manifestação nacional contra os cortes de recursos na Educação. Inicialmente, o grupo se reuniu na Praça da Caixa Econômica Federal e em seguida percorreu ruas da cidade, conduzindo cartazes e faixas, e ao som de batucada, entoavam músicas de protestos contra o governo federal.

Segundo os organizadores, cerca de de cerca de mil pessoas participaram da manifestação.

O servidor do Instituto Federal e integrante da Comissão Sindical Regional, Eleudson Queiroz, explicou que a mobilização ocorre no âmbito nacional em defesa da educação pública. “Somos contra o corte anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) que vai afetar o funcionamento de universidades e institutos federais, tirando o direitos dos pobres de acesso à educação”, frisou. “É governo ruim, contra os interesses do povo”.

A estudante de Geografia no IFCE de Iguatu, Gerliane Silva, disse que estava na rua protestando para assegurar o direito à educação pública gratuita. “A nossa luta é para os nossos direitos não serem cortados”, disse. “Com os cortes de recursos anunciados, os Institutos Federais de Educação podem fechar”.

Professores e alunos da Universidade Estadual do Ceará (Uece) também participaram do ato, além de diretores do Sindicato dos Professores do Município de Iguatu.

O professor Pedro Silva, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), unidade da Uece, destacou dois pontos na mobilização: Financiamento da Educação Básica que ainda não foi definido e os cortes anunciados pelo MEC. “A nossa manifestação é em defesa da Educação pública, de qualidade e gratuita”. Com informações do Diário do Nordeste.