sábado, 23 de março de 2019

Terra volta a tremer na madrugada deste sábado em Boa Viagem; tremor atingiu 2,5 de magnitude

Um estrondo muito forte e assustador, foi como moradores da localidade de Poço do Gado, na zona rural de Boa Viagemrelataram mais um tremor de terra no Município. Logo depois foi sentido mais um; até o telhado de algumas casas estremeceu. Foi o quato esta semana. A comunidade atingida fica localizada na extrema com o município de Quixeramobim.

O coordenador da Defesa Civil deBoa Viagem, Ivandir Silva, informou à reportagem do Sistema Verdes Mares que apesar de a comunidade ter se alarmado ainda mais com o último abalo sísmico a intensidade foi um pouco menor em relação ao maior, na quarta-feira (20). de magnitude 2,9 na escala Richter. Dessa vez foi de 2,5.

“O tremor desta madrugada foi realmente um pouco menor, mas como ocorreu quando as famílias estavam dormido, puderem ouvir o barulho com mais intensidade“, explicou Silva.

Os técnicos do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conformaram os sismos registrados nas primeiras horas deste sábado como de magnitude 2,5. Mais detalhes não foram informados. A equipe está trabalhando.

De acordo com o LabSis, a estaçãoNBPB localizada no município vizinho, Pedra Branca, vem registrando pequenos sismosdesde o último domingo (17), na região. Na quinta (21),e na sexta (22),foram registrados diversos abalos. A estação está localizada a aproximadamente 50 km ao sul da área epicentral, na localidade de São Joaquim, em Quixeramobim.

Causas

Tremores de terra são comuns no Ceará. Segundo o Laboratório de Sismologia da UFRN, esses abalos ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. Elas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano, explicam os especialistas. Com informações do Diário do Nordeste.