segunda-feira, 18 de março de 2019

Sucos detox são ideais para limpeza do organismo e recuperação pós-carnaval

O fim e início de todo ano são tumultuados. Festas, viagens, clima de férias e, por fim, o Carnaval (que este ano veio mais tarde!). É uma época difícil de entrar na rotina e ser fiel à boa alimentação. Agora, finalmente passado o período festivo, é hora de voltar a cuidar de si e eliminar os excessos. O pontapé inicial para esse processo pode ser uma alimentação detox, que ajuda a limpar o organismo, eliminar toxinas do corpo e a melhorar a retenção de líquidos.

A dieta neste perfil é rica em alimentos antioxidantes, enzimas digestivas e diuréticas. De acordo com a nutricionista Rebeca Feitosa, pós-graduanda em nutrição esportiva, o cardápio pode ser feito com sucos, sopas e outros alimentos que reajam de forma positiva ao organismo de cada pessoa. No geral, é uma dieta à base de alimentos que vêm da terra.

"São exemplos sucos feitos com couve-manteiga, limão, espinafre, abacaxi, maçã, gengibre, melancia, que sejam combinados entre si, de preferência sem coar ou adoçar. Não se faz necessário que o dia dessa estratégia seja feito somente de sucos e sopas, pois a ideia principal para esse efeito detoxificante é buscar o aumento da ingestão de água, frutas, verduras, legumes e sementes como base de suprimentos para o dia", explica a profissional.

Rebeca ainda lembra a importância de não incluir alimentos industrializados no período de detox. A água e a água de coco também devem ser constantes nas receitas, já que são uma das principais fontes de hidratação do corpo humano. "Além de tudo isso, os chás, como o de gengibre, é um forte aliado da retenção de líquido", pontua.

Apesar de rica em nutrientes, esse tipo de dieta requer alguns cuidados. Ela deve ser feita em um curto período de tempo, que pode variar de um a sete dias, a depender de cada organismo. O estilo da dieta - pode ser feita apenas com sucos ou acrescentando sopas e outros alimentos - também deve ser individual. No caso dos sucos, por serem opções pobres em proteínas e gerar menos saciedade, devem ser consumidos em média a cada duas horas ao longo do dia.

Também é importante estar atento às atividades físicas. No período de detox, é necessário deixar de lado exercícios mais intensos. Segundo Rebeca, essa alimentação não é aliada ao processo de ganho muscular, podendo reduzir inclusive a massa magra do corpo. Por isso, é de extrema importância o acompanhamento de um profissional especializado na área durante o processo.

Adepta ao detox por três dias, a universitária Katarina Lima, 24 anos, conta que sua experiência foi satisfatória. "Decidi fazer um detox de três dias de sopas e sucos com a minha irmã. Adorei! O café da manhã e lanches eram sucos e almoço e jantar sopas. Todos os sucos eram à base de água de coco, o que fez com que a gente não desidratasse. E as sopas de abóbora, eu sempre colocava uma proteína como ovo ou frango pra dar uma fortificada. Consegui eliminar dois quilos de líquido e, ao encerrar, retomei a rotina normal com uma alimentação equilibrada. Foi ótimo para aquele período, mas não recomendo fazer mais que três dias! É apenas para dar uma desintoxicada no corpo mesmo", aconselha.

Por mais que esse tipo de alimentação ainda apresente algumas controvérsias e poucas evidências científicas, é certo que é rica em alimentos antioxidantes e tem uma maior fonte de hidratação para o corpo. Mas é necessário saber que a dieta não deve substituir o plano alimentar. Ela deve ser apenas um pontapé inicial de quem está precisando daquela força extra para cuidar de si. Comece com cautela!

Sucos práticos 

Ingredientes:

1 copo de água (200ml)

1 maçã

2 Bulbos cru de erva-doce

2 talos de Salsão cru

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e sirva sem coar.

Ingredientes:

1 Copo médio de água (200ml)

1 xícara de espinafre cru

1 colher de chá ralado de Gengibre (5g)

1 colher de chá de semente de Linhaça

1 maçã

1 Limão Taiti (sumo)

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e sirva sem coar.

Com informações do O Povo.