domingo, 31 de março de 2019

Lavras da Mangabeira registra a maior chuva do dia (181 milímetros) e Rio Salgado tem a maior cheia do ano

O Rio Salgado em Lavras da Mangabeira registra a maior cheia do ano. No dizer popular a água está de barreira a barreira, ou seja o nível aumentou acima do leito normal. A cheia é resultado direto das intensas chuvas na noite deste sábado, 30, na região Centro-Sul do Ceará.

A maior chuva do dia registrada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ocorreu na localidade de Iborepi, em Lavras da Mangabeira (181milímetros); em Cariús foram observados (147mm) e em Aurora (136mm).

Várzea Alegre registrou na localidade de Boa Vista 135mm e em Coreáu, na zona Norte, choveu 118mm, na localidade de Ubaúna.

Os moradores da cidade de Lavras da Mangabeira aproveitam a manhã deste domingo para observar a maior cheia do ano, próximo à ponte sobre a rodovia BR 230. “É um espetáculo muito bonito”, disse o técnico, Edileudo Lopes. Outros aproveitam para tomar banho, pulando de pontos elevados.

A chuva da localidade de Quitaiús deve beneficiar o açude Rosário. Já as precipitações em Iborepi favorecem a cheia do Rio Salgado. “A população acordou animada e essa cheia vai favorecer vários açudes particulares e públicos, como o Castanhão”, disse o radialista, Nilton Oliveira. 

Cheia do Salgado vai beneficiar o Castanhão 

As águas do Rio Salgado vão seguir em direção à cidade de Icó e depois desaguam no Rio Jaguaribe, indo para a bacia do Açude Castanhão, o maior do Estado, em Jaguaribara.

Outras chuvas observadas pela Funceme: 

Quiterianópolis (Posto: Cruz) : 114.0 mm

Várzea Alegre (Posto: Varzea Alegre) : 112.6 mm

Lavras Da Mangabeira (Posto: Mangabeira) : 109.0 mm

Granjeiro (Posto: Novo Grangeiro) : 105.0 mm

Lavras Da Mangabeira (Posto: Quitaiús) : 101.0 mm

Com informações do Diário do Nordeste.