quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Prognóstico da Funceme indica maior probabilidade de chuva em torno da normalidade para março, abril e maio

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou, na tarde desta quinta-feira (28),prognóstico para o período chuvoso de março a maio de 2019 que indica 40% de probabilidade de chuvas em torno da normal climatológica, 35% para a categoria abaixo da média e 25% acima dela.

De acordo com a Funceme, para chegar aos resultados, foi realizada uma análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala e dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições de meteorologia do Brasil e do exterior, além do próprio órgão.

Segundo a meteorologista da Funceme Meiry Sakamoto, os desvios percentuais no centro-norte do Estado, principalmente na faixa litorânea, tendem a ser maiores do que os observados no centro-sul, conforme já havia sido indicado no primeiro prognóstico deste ano.

“A tendência é parecida das duas previsões, apontando maior probabilidade de que as chuvas no trimestre fiquem torno da média no Ceará. O atual padrão no oceano Atlântico indica condição favorável para o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa, sobre o norte da região Nordeste. Além disto, ressalta-se tendência de redução das precipitações ao longo da estação chuvosa”, explica a pesquisadora.

Balanço

Em fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa, balanço parcial indica chuvas acima da média para o Estado como um todo. Até esta quinta, o observado é de 180,8 milímetros, o que representa 52,4% acima da média histórica. Quanto às macrorregiões, os litorais de Fortaleza e Norte registraram as maiores médias com 274,3 mm e 270,9 mm, respectivamente, o que representa desvios positivos de 105,2% e 77,7%. Na região do Cariri, por outro lado, o volume acumulado foi de apenas 109,8 mm, correspondendo a um desvio de -30,4%.