quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Funceme – Chuvas no Ceará devem ficar em torno da normalidade climatológica de março a maio

No trimestre de março a maio deste ano, as chuvas no Ceará devem ficar em torno da normalidade climatológica, segundo prognóstico divulgado pela Funceme nesta quinta-feira. A estimativa indica 40% para esse cenário no período e ainda 35% para a categoria abaixo da média e 25% acima dessa média.

Para chegar aos resultados, segundo a assessoria de imprensa da Funceme, foi realizada uma análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros) e dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições de meteorologia do Brasil e do exterior, além da própria fundação

O atual cenário do campo de anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) mostra, no oceano Pacífico equatorial, índices positivos, caracterizando um El Niño de fraca intensidade. Já no oceano Atlântico tropical observam-se áreas com anomalia de TSM em torno da média na bacia norte e ligeiramente acima da média (até +1ºC) na bacia sul, configurando um padrão similar ao de um dipolo do Atlântico tropical fracamente negativo.

Meiry Sakamoto, meteorologista, diz que os desvios percentuais no centro-norte do Estado, principalmente na faixa litorânea, tendem a ser maiores do que os observados no centro-sul, conforme já havia sido indicado no primeiro prognóstico deste ano. “A tendência é parecida das duas previsões, apontando maior probabilidade de que as chuvas no trimestre fiquem torno da média no Ceará,” adianta.