segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Chuva: Iguatu tem o melhor dezembro desde 1989

 
As chuvas verificadas em Iguatu neste mês ficaram 142,4 % acima da média histórica para o município. A informação é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Este é o melhor dezembro dos últimos 30 anos anos. Em 1989, foram observados em dezembro, 237mm, um desvio positivo de 334%.

Em dezembro de 2017, houve desvio negativo (-62%) e em 2016 as chuvas persistiram abaixo da média (-4.2). Em 2015, as precipitações foram negativas (-41.8%).

No Ceará, também houve chuvas acima da média para o período, no atual dezembro.

Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, as chuvas neste mês resultam da persistência da atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e também da maior proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa Norte do Nordeste.

Iguatu possui cinco postos de coletas de informações de dados pluviométricos da Funceme e a coleta de dados em cada um deles mostra que há diferenças. “Dificilmente vai chover igual em todas as localidades. A chuva é variável.



Mesmo numa curta distância de dois quilômetros, pode ter uma variação na quantidade chovida. Isso é característica do fenômeno chamada de chuvas convectivas”, explicou o meteorologista.