quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Pescadores artesanais do município de Iguatu já começaram a receber o Seguro Defeso

Os pescadores artesanais do município de Iguatu já começaram a receber as parcelas do Seguro Defeso. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva.

Os pescadores estão recebendo um total de quatro parcelas, no valor de um salário mínimo cada, dinheiro esse que deveria ter sido liberado desde março deste ano. A demora criou incertezas, gerou revolta, dificuldades e o crescimento das dívidas pessoais.

Segundo Evanilson Saraiva, na região Centro Sul, cerca de mil profissionais deve receber o benefício.

Convém ressaltar que essa liberação do Seguro Defeso foi uma luta do deputado estadual Agenor Neto que por diversas vezes foi a Brasília para tentar garantir a liberação desse importante benefício.

Saiba mais

Entre 1º de fevereiro e 30 de abril, a cada ano, os pescadores de águas continentais, em rios, açudes e lagoas, ficam impedidos de pescar por causa do período de defeso das espécies de piracema de água doce, segundo portaria do Ibama. Por isso, há a previsão legal do pagamento em três parcelas no valor de um salário mínimo, cada, do seguro desemprego ou defeso.