sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Menina de 8 anos grita por ajuda ao ver o pai deficiente morrer em incêndio dentro de casa em Fortaleza


Um idoso com deficiência física, de 69 anos, morreu em um incêndio dentro de sua residência no Bairro Vila Peri, em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (15). José Orélio de Oliveira estava dormindo quando o fogo começou no quarto. A filha da vítima, de 8 anos, pediu ajuda quando o fogo começou e foi resgatada por vizinhos.

Testemunhas relataram que a garota foi socorrida pelos vizinhos após gritar pedindo ajuda. "Não quero morrer. Socorro!", gritou a menina de 8 anos. Ela teve ferimentos leves pelo corpo e foi levada para o Instituto Dr. José Frota (IJF).

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada às 7h45, mas José Orélio foi encontrado sem vida na sua cama, que ficava na sala do imóvel. "Quando chegamos, já foi constada a morte dele", confirmou o tenente do Corpo de Bombeiros, Romário Fernandes.

Segundo o oficial, o fogo foi controlado, mas as chamas haviam se espalhado rapidamente.

"Foi algo muito rápido. Provavelmente, a origem do fogo foi na sala, e a falta de mobilidade dele dificultou qualquer reação para que pudesse fugir", avaliou o tenente.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou a morte de José Aurélio e informou que a criança sofreu queimaduras, "mas foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e não corre risco de vida".

Investigação

A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) foi acionada ao local e vai investigar as causas do incêndio. Testemunhas relataram que José Orélio já cometou tentativa de suicídio, mas não é possível afirmar se o incêndio na casa dele foi provocado ou não.

Vizinhos contaram que a vítima tinha diabetes e amputou as duas pernas. Na semana passada, ele fez uma cirurgia no coração. Ele era professor de matemática e estava de licença para tratar os problemas de saúde, de acordo com os relatos.

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) investigará o caso.Com informações do G1 Ceará.