sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Final de semana deve ser de chuva em todo o Ceará

O último dia do mês de novembro começou com precipitações no litoral e em municípios do Centro-Sul do Ceará. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão do tempo para esta sexta-feira (30),é de nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea e na Serra da Ibiapaba, com possibilidade nas demais macrorregiões do Estado.

No intervalo entre as 7h desta última quinta-feira (29),e as 7h desta sexta, balanço parcial indica que houve chuvas em 11 municípios, sendo as maiores em Lavras da Mangabeira (60 milímetros), Cariús (45 mm) e Várzea Alegre (41,2 mm). Ainda não foi calculado o quanto choveu em Fortaleza.

Segundo o supervisor da Unidade de Tempo e Clima, Raul Fritz, a atuação de um Cavado de Altos Níveis (CAN) no leste do Nordeste contribuiu para as precipitações mais ao sul do Estado. Já no litoral, como aconteceu na última semana, as chuvas estão associadas à aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do litoral cearense.

“A atuação deste dois sistemas contribuiu para a formação de nuvens e, consequentemente, de chuvas. Porém, o Cavado já deve ser dissipado nesta sexta-feira, apesar da possibilidade de mais precipitações no fim de semana”, reforça o pesquisador da Funceme.

Para o sábado (1º) e domingo (2), o órgão estadual aponta nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões do Ceará. Com informações do Cnews.