domingo, 1 de julho de 2018

Em Acopiara, Invasão de grilos incomoda população

MOMBAÇA: Infestação de grilos incomoda população
A falta de predadores naturais é a principal causa apontada para o aparecimento, em grande quantidade, de grilos em nossa cidade, onde os moradores se veem assustados com a "invasão" dos insetos em diversos espaços públicos, como praças e nas residências.

De acordo com especialistas no assunto, os grilos não representam riscos à saúde dos moradores, mas a presença deles em quantidade fora do comum tem espantado os habitantes.

Como explicação está o fato de os predadores naturais dos grilos - animais como sapos e lagartixas -, estarem em quantidade menor do que o suficiente para conter a população de grilos. E a explicação para isso vem, de um desequilíbrio na natureza, como a ampliação da área urbana, o que tira o habitat natural para a vida e reprodução desses predadores. Especialistas também explicam que o hábito de moradores que matam espécies como sapos e lagartixas também pode aumentar o desequilíbrio.

A dedetização é a maior saída encontrada pelos moradores que querem se livrar da "praga", mas fica o alerta para o uso do veneno, principalmente nas residências, que pode se tornar um grande risco à saúde.

Geralmente os grilos aparecem, mas depois da época de chuva. Com as altas temperaturas é quando os ovos eclodem. As fêmeas colocam os ovos no outono e na primavera, eles eclodem. Os grilos detestam as chuvas. Eles procuram local que tem grama, e locais escuros. Quando chove, eles somem.

À saúde não tem risco, eles não transmitem nenhum tipo de doença. Só tem cheiro forte, que incomoda, porque eles são ricos em proteínas, cheiram a carniça. Os grilos, se alimentam de plantas e a falta deles também produziria um desequilíbrio ambiental, já são predadores primários, se alimentando de plantas, e na falta deles, haveria impacto nos demais níveis da cadeia alimentar.

Em condições normais, os grilos possuem hábito noturno, período em que preferem sair por ser menor a quantidade de predadores.