sexta-feira, 18 de maio de 2018

Solonópole e Quixadá registram chuvas de 75 mm e 65 milimetros em mais de duas horas

Após as chuvas no início da noite desta última quinta-feira, nesta sexta o dia amanheceu agradável em Quixadá.

Duas cidades do Sertão Central, Solonópole e Quixadá, registraram as maiores chuvas no Ceará no intervalo das 7h de quinta-feira às 7h desta sexta-feira, com 75 milímetros e 65 milimetros, respectivamente. Moradores dos dois municípios informaram que as precipitações começaram no fim da tarde da quinta e se estenderam por mais de 2 horas. O clima ficou agradável durante toda a madrugada e início desta manhã, em torno dos 20ºC. A informação é do Diário do Nordeste.

Dessa vez, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) as chuvas se concentraram mais no Vale do Jaguaribe, na região metropolitana de Fortaleza, incluindo parte do Maciço de Baturité, onde foi apontado 64,4 mm em Aratuba, e no litoral oeste. No total, até a publicação desta edição, havia chovido em 83 municípios cearenses.

A previsão da Funceme para hoje (18) é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões cearenses. Esse quadro meteorológico deverá continuar amanhã (19). 


O principal fator atuante está sendo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.