terça-feira, 15 de maio de 2018

Lula lidera na 1a pesquisa divulgada após prisão

Resultado de imagem para Lula lidera na 1a pesquisa divulgada após prisão

Em todos os cenários em que está presente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a pesquisa CNT/MDA de intenções de voto para as eleições presidenciais de outubro. Divulgado ontem, esse foi o primeiro levantamento após a prisão do ex-presidente. Condenado e preso na Operação Lava Jato, Lula pode ser declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa.

Com Lula hipoteticamente no páreo, o petista lidera com 32,4% das intenções de voto, seguido de Jair Bolsonaro (PSL) com 16,7%, Marina Silva (Rede) com 7,6%, e Ciro Gomes (PDT) com 5,4%. O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) aparece em quinto, com 4% das intenções de voto e o senador Álvaro Dias (Pode) tem 2,5%.

Os três cenários sem Lula mostram Bolsonaro na liderança das intenções de voto. No cenário mais provável sem Lula, Bolsonaro tem 19,7%; Marina Silva (Rede) 15,1%; Ciro Gomes (PDT), 11,1%. Alckmin aparece em seguida, com 8,1%, seguido por Fernando Haddad (PT), com 3,8%.

O nível mais alto de intenção de voto de Bolsonaro é de 20,7%, caso disputasse o Planalto com Marina (16,4%), Ciro (12%), Haddad (4,4%) e Henrique Meirelles (1,4%).

Há ainda um terceiro cenário estimulado sem Lula: neste, o deputado do PSL tem 18,3%; Marina, 11,2%; e Ciro, 9%. Alckmin aparece mais uma vez em quarto lugar, com 5,3% das intenções de voto, seguido por Álvaro Dias, com 3% e Haddad, com 2,3%.

Ao lado de Ciro Gomes e Fernando Haddad, Lula é quem tem a menor rejeição entre os 2.002 entrevistados, em 24 estados além do Distrito Federal entre os dias 9 e 12 de maio. Das pessoas ouvidas no levantamento, 46,8%, 46,4% e 46,1% disseram não votar de jeito nenhum, respectivamente, em Lula, Ciro e Haddad. Com informações da Agência Estado.