quinta-feira, 17 de maio de 2018

Em período de chuvas escassas, maior precipitação no Ceará é de apenas 13 milímetros



Choveu em apenas 12 municípios do Ceará desde as 7 horas de ontem até a manhã desta quinta-feira, 17. Nesse intervalo, o maior volume de precipitação não chegou aos 15 milímetros (mm) e foi observado em Barreira, no Maciço de Baturité, com 13 mm. Araripe, no Sertão Central, e Inhamuns vêm em seguida, com 11.4 mm. No Litoral de Fortaleza, o dado mais expressivo foi em Cascavel (8 mm). A informação é do O Povo.

Os dados parciais são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e foram atualizados às 10h45min. Os indicativos destas últimas 24 horas são escassos se comparados com os números entre terça e quarta, quando choveu em 65 municípios, tendo a maior precipitação em Boa Viagem, com 50 mm.

Apesar das chuvas irregulares de maio, mês decisivo da quadra chuvosa, todo o Ceará está com precipitações em torno da média. Já são 566.2 mm observados entre fevereiro, início do período chuvoso, e hoje, 17. O volume é 5.7% abaixo da média, que é de 600.7 mm. Raul Fritz, supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, avalia que é “mais improvável” o Estado superar a média histórica, em razão das poucas água que caem neste mês.

Para o restante desta quinta-feira, a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões do estado, principalmente entre a tarde e a noite. Para amanhã, 18, a previsão é a mesma. No sábado, 19, há possibilidade de chuva em todos o estado do Ceará.

Confira as 10 maiores chuvas entre ontem e hoje:

Barreira (Posto: Barreira) : 13.0 mm

Araripe (Posto: Brejinho) : 11.4 mm

Cascavel (Posto: Cascavel) : 8.0 mm

Itaiçaba (Posto: Elevatorio ) : 6.0 mm

Trairi (Posto: Trairi) : 5.0 mm

São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe) : 3.0 mm

Fortaleza (Posto: Castelao) : 2.6 mm

Paracuru (Posto: Paracuru) : 2.4 mm

Redenção (Posto: Açude Acarape Do Meio) : 2.2 mm

Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 2.0 mm