quinta-feira, 17 de maio de 2018

Comandante do Corpo de Bombeiros de Iguatu participa de feira cultural da SSPDS

Escritores, agentes da segurança pública, são destaque na 1ª Feira Cultural da SSPDS, com o tema “Cultura e Segurança Pública: um encontro necessário”. O evento acontecerá na tarde dessa sexta-feira (18), em virtude da comemoração dos 21 anos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Além do trabalho prestado por anos as forças de segurança, os convidados para o evento, mostram os talentos culturais e intelectuais que, por vezes, se fazem presente escondidos por trás do trabalho policial. Uma atividade em paralelo desenvolvida para contar histórias e experiências vivenciadas pelos servidores. O material que será exposto são obras literárias que servem como estudo acadêmico e inspiração para os demais colegas de profissão e também para os apreciadores de boa leitura e poesia.

Entre os convidados está o Coronel Adail Bessa de Queiroz que atualmente encontra-se na Reserva Remunerada Polícia Militar do Ceará (PMCE), dedicando-se ao magistério em Faculdades e Universidades dentro e fora do Estado do Ceará, bem como à advocacia. O Coronel tem três livros publicados, são eles: Elementos para Motivar Profissionais de Segurança Pública, Fazendo a Ronda e Temas de Chefia & Liderança (coautoria).
Já o Tenente Coronel Arlindo da Cunha Medina Neto da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Reserva Remunerada, Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó (APMGEF), escreveu os livros: “Código Disciplinar Militar Estadual – Comentado e Esquematizado” com coautoria do Coronel Vladimir Feijó Frota da Reserva Remunerada Polícia Militar do Ceará (PMCE), lançado pela editora Assaré, em Fortaleza 2016. Além do livro “Direito Militar: Dicionário de Jurisprudências” em coautoria com a Dra. Susi Castro Silva, lançado pela Boulesis editora, em Fortaleza – CE 2017.

O escritor e inspetor aposentado da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Clemilton da Silva Melo, graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), dedica seu tempo em recontar a história da Polícia Civil. Clemilton já publicou as seguintes obras: Secretários de Segurança Pública do Ceará – 1937-2006, Resumo Histórico da Polícia Civil do Ceará, O Palácio da Polícia Civil, História do SINPOCI, todos da editora ABC; além de Chefatura de Polícia do Ceará 1841-1870, Chefatura de Polícia do Ceará 1870-1884, Chefatura de Polícia do Ceará 1884-1889, Chefatura de Polícia do Ceará 1889-1891 e Chefatura de Polícia do Ceará 1891-1909, todos pela editora RDS.
O Tenente Coronel, Nijair Araújo Pinto, do do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e comandante do quartel de Bombeiros Militar de Iguatu é autor de nove livros: Memórias de Thi, Crônicas e Mais um Conto, Anversos de um Versador, Crochê de Palavras, Contos que Falam, Deusa Lua, Cais de Sonetos, Descompondo e A Carne e Versos Baquistas. Ele participou de mais de trinta antologias nacionais, venceu o 21º Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos, com o poema “Metade Doutra Sombra”, em novembro de 2012, Leopoldina – MG, ficou em segundo lugar no Desafio dos escritores, oficina “Contos do Vaticano”, promovido pelo Núcleo de Literatura do Centro Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara dos Deputados, sediado em Brasília, e foi classificado na seletiva da Associação de Poetas da Região Autônoma de Madeira e Editora Mágico de Oz, do 1º Festival de Contos do Rio de Janeiro, edição do Prêmio Luso-Brasileiro Melhores Contistas de 2013, com o conto “Os Ghulbts”, dentre outras premiações.
Esses são alguns dos autores que enriquecerão a primeira edição da Feira Cultural, trazendo para dentro do evento a paixão de escrever e de servir. O acesso ao evento é gratuito e aberto ao público.

Serviço

1º Feira Cultural da SSPDS – Cultura e Segurança Pública: Um Encontro Necessário
Data:18/05/2018 (sexta-feira)
Horário: 13h às 18h
Local: Quadra Esportiva – SSPDS, Avenida Bezerra de Menezes, 581, bairro São Gerado