terça-feira, 20 de março de 2018

Ceará terá mais 21 novas escolas de ensino profissionalizante até o fim do semestre


O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, anunciou, nesta terça-feira (20), 22 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) até o fim do primeiro semestre deste ano. Atualmente, há 119 unidades distribuídas em 95 municípios do Estado. A informação é do Diário do Nordeste.

"A nossa meta é chegar a 140 escolas de ensino profissionalizante e manter o Ceará como o Estado com o maior número dessas escolas atendendo os jovens cearenses”, disse Camilo.

Ele continuou, afirmando que “temos quase 5 mil parcerias com instituições para oferecer estágios aos nossos alunos. A escola reúne, além do espaço físico adequado, moderno, uma grade curricular que oferece opções dentro das vocações regionais do Estado”.

Escolas têm salto expressivo

O número de Escolas de Educação Profissional saltou de 25, em 2008, para 119 unidades de ensino neste ano. À época, pouco mais de 4 mil alunos eram contemplados com o modelo de escola, que estava presente em 20 municípios do Estado. Em 2018, as EEEPs beneficiam mais de 52 mil alunos cearenses.

O balanço foi apresentado pelo governador, também nesta terça (20), em anúncio no Centro de Eventos do Ceará, para comemorar as conquistas da última década no campo da educação.

Há dez ano atrás, em 2008, a rede de escolas estaduais de Educação Profissional não apresentava vínculos com instituições parceiras para garantir estágios remunerados aos estudantes. Hoje, mais de 15 mil oportunidades são asseguradas para os jovens. Em 2015, quase 12 mil vagas foram garantidas para inserir os alunos no primeiro contato com o mercado de trabalho. O número de cursos profissionalizantes também foi ampliado. Atualmente, 52 cursos são ofertados.

Combate à evasão escolar

No evento, o Camilo antecipou, ainda, que irá lançar, em breve, o projeto "Nem Um a Menos na Escola" - programa que pretende combater a evasão escolar no Estado.

A solenidade teve participação de diretores, professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de Educação Profissional. A vice-governadora Izolda Cela e o secretário da Educação, Idilvan Alencar, também estiveram presentes.