quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Volume do Rio Salgado aumenta em Lavras da Mangabeira

http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/wp-content/uploads/2018/02/rio-salgado-2.jpg
Volume do Rio Salgado em Lavras da Mangabeira aumenta na manhã desta quarta-feira, 21.

O nível do Rio Salgado em Lavras da Mangabeira voltou a subir na manhã desta quarta-feira, 21. A água já encobriu a passagem molhada que é um dos acesso ao centro urbano. A lâmina de sangria é de 50cm. Não há mais possibilidade de travessia a pé ou com veículo. Segundo o radialista, Edileudo Lopes, a tendência é de aumentar ainda mais o volume devido às chuvas que têm banhado a região do Cariri. A informação é do Diário do Nordeste.

O Rio Salgado é um dos principais afluentes do Rio Jaguaribe. O Salgado deságua no Jaguaribe após a cidade de Icó e a partir daí segue para Jaguaribe e Jaguaribara, chegando ao Castanhão. Por isso, é importante e necessário que ocorram boas precipitações no Cariri cearense.

As águas da chuva em Milagres (148mm), a maior deste ano até o momento, registrada na última terça-feira, ainda vão chegar a Lavras da Mangabeira, elevando ainda mais o volume do rio.

“A esperança de recarga do Castanhão está no Rio Salgado”, observa o secretário Executivo da Secretaria de Recursos Hídricos, Aderilo Alcântara.