sábado, 16 de dezembro de 2017

Presos da Cadeia Pública de Pedra Branca se rebelam após terem visitas cortadas


As cadeias do Sertão Central esta semana esteve nas manchetes dos principais noticiosos do Estado. Inicialmente em Milhão quando um policial foi morto. Em Pedra Branca os presos tentaram abrir uma passagem para realizarem fuga, como punição a Juíza titular da Comarca de Pedra Branca proibiu a entrada de visitas como punição. A informação é do Sertão Alerta.
O Juiz da Comarca de Quixadá proibiu a entrada de presos e ainda determinou a transferência de 172 presos para Fortaleza e Região Metropolitana.

Nesta última Sexta-feira (15), em Pedra Branca, os presos realizaram uma rebelião, destruindo as grades da celas, garrafões plásticos, e com bastante gritos que ameaçavam agentes penitenciários e polícias. Os mesmos protestavam contra a proibição das visitas.

Os agentes solicitaram reforço e os policiais militares destacados na cidade realizaram o deslocamento até a unidade e presenciaram a grande destruição nas celas. Os rebelados iniciaram os ataques aos agentes da segurança, como começaram a jogar pedaços de concretos, ferros, água quente contra o Policiamento e Agentes penitenciários, tiveram que procurar abrigo para não serem atingidos

Quando os detentos estouraram todas as celas e o portão que dar acesso a parte interna da cadeia, o policiamento teve que efetuar vários disparos, com munições menos letais para impedir a progressão dos detentos ao pátio interno, que dar acesso à via pública, sendo que chegou um determinado momento em que as munições menos letais se esgotaram e passaram a efetuar disparos de contenção para o alto e na parede na tentativa de evitar a progressão dos detentos.

Chegando o apoio de equipes de controle de distúrbios do GAPE e GOE, bem como duas equipes do COTAR, a situação foi colocada em controle e os detentos foram contidos e restabelecida o controle da Cadeia Pública. O policiamento da cidade de Irapuã Pinheiro, se fez presente ao apoio em tempo hábil. Bem como os policiais de folga, sendo muito importante no controle de progressão dos detentos até a chegada das especializadas.