quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Dom José Doth é sepultado com homenagens na Catedral de Iguatu

http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/wp-content/uploads/2017/11/6-idem-IMG_1660.jpg
O corpo do bispo emérito da diocese de Iguatu, dom José Doth de Oliveira, 79 anos, foi sepultado, ontem, às 11 horas da manhã, na cripta da Catedral de São José, nesta cidade, após cerimônia religiosa que contou com a participação de seis bispos, três arcebispos e dezenas de padres e freiras. A missa de corpo presente foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi. A informação é do Diário do Nordeste.

Centenas de católicos lotaram a Catedral de São José que foi construída por dom José Doth, o segundo bispo desta diocese (2000 a 2009). Durante toda a cerimônia, o caixão com o corpo do religioso permaneceu no chão sobre o altar. Ao final, os bispos aspergiram água benta, proferiram as orações e o rito do funeral foi concluído com a condução do esquife por padres e seminaristas até a gaveta aberta por trás do altar.

Dom José Doth morreu no domingo passado, dia 26, às 17 horas, no Hospital Municipal São Sebastião, em Pedra Branca, sua cidade natal, decorrente de uma pneumonia. O religioso sofria de Alzheimer e renunciou ao cargo de bispo em 2009.

Os ritos do funeral começaram na segunda-feira, 27, com celebrações de missas de corpo presente naquele centro urbano e em Mombaça. À noite o cortejo fúnebre chegou à cidade de Iguatu e o velório ocorreu na Catedral de São José com a celebrações de missas de duas em duas horas, ininterruptamente.