segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Tentativa de fuga na cadeia pública de Iguatu

Agentes Penitenciários e policiais Militares que fazem a segurança da Cadeia Pública de Iguatu, após ouvirem um barulho vindo do Pavilhão 02, se deslocaram até o local e descobriram no interior da cela 02 que os presos estavam realizando a escavação de um buraco para um possível fuga. No local foram identificados 11 detentos.

O fato aconteceu na tarde deste último  sábado (21), por volta de 15h. De imediato, os policiais solicitaram apoio das equipes do FTA Bravo e POG II, que realizaram buscas no local. O presídio de Iguatu, atualmente, conta com um contingente de presos muito além da sua capacidade.

O caos no Sistema Prisional de Iguatu se arrasta há vários anos sem que o governo do Estado tome qualquer providência. A unidade, feita para comportar 55 detentos, atualmente conta com o dobro da sua capacidade.

"Ao invés de recuperar, o sistema está destruindo ainda mais o lado humano. As celas estão superlotadas, e as condições físicas do ambiente deixam muito a desejar. E infelizmente, ninguém tem feito nada para amenizar essa situação", disse a coordenadora da Pastoral Carcerária da Diocese de Iguatu, Maria do Patrocínio.

Recentemente o governo chegou a divulgar a construção de um novo presídio na região Centro Sul, mas o projeto foi abortado por falta de recursos. O sistema carcerário de Iguatu, totalmente precário, com instalações hidráulicas e sanitárias totalmente destruídas, não recebe sequer um reforma. Uma empresa ainda chegou a ser contratada para realizar algumas melhorias no prédio, mas o projeto não saiu do papel.