sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Iguatu: Construtores fazem manifestação contra cortes do Minha Casa Minha Vida

http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/wp-content/uploads/2017/10/protesto-minha-casa-minha-vida-1.jpg
A Associação dos Construtores da Região Centro-Sul do Ceará promoveu na manhã desta quinta-feira, 19, manifestação na Praça Gonçalves de Carvalho em frente à agência da Caixa Econômica Federal contra cortes no orçamento do programa Minha Casa Minha Vida. A informação é do Diário do Nordeste.

A manifestação reuniu pequenos construtores, e operários da construção civil. O protesto ocorreu em várias cidades brasileiras a partir de uma articulação nacional. O presidente da entidade, Elenilton Lopes, lamentou a decisão do governo federal em reduzir o orçamento do PMCMV, disse que a construção civil gera emprego e renda nos municípios. “Haverá mais desemprego a partir do próximo ano se não for feito”, lamentou.

Elenilton Lopes também lamentou a ausência de lideranças políticas locais no ato público, representantes da Câmara e da Prefeitura. ‘Todos foram convidados’, frisou.

Números do programa

Na região Centro-sul do Ceará, há atualmente cerca de 30 contratos do programa em andamento, que representam um total de R$ 3 milhões e 50 pequenas construtoras em atividade.

Em 20106, somente na cidade de Iguatu, foram movimentados R$ 57 milhões em recursos do PMCMV. Esse total de recurso gerou tributos para o município na ordem de R$ 2 milhões. A atividade gera cerca de mil empregos diretos.

“Nós, pequenos construtores estamos preocupados, pois deverá haver paralisação dos serviços, desemprego e perda de renda para milhares de famílias”, frisou Elenilton Lopes.