sábado, 30 de setembro de 2017

Batalhão do Raio reforça segurança em Caucaia a partir deste sábado (30)

raio
Foi anunciado oficialmente, na manhã deste sábado (30), o início das operações do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ação faz parte do projeto do Governo do Ceará de ampliação do BPRaio em todas áreas do Estado. A informação é do Diário do Nordeste.

No total, o grupamento motorizado será composto por 113 policiais - cada um equipado com pistola e colete à prova de bala - divididos em 12 patrulhas, sendo 6 equipes por turno. O efetivo terá à sua disposição:

- 44 motocicletas;
- 2 viaturas;
- 10 carabinas calibre .40;
- 4 espingardas calibre 12;
- 2 sub-metralhadoras .40.

Há previsão, também, do reforço de quatro fuzis. Foram investidos pelo Governo mais de R$ 3 milhões na aquisição dos veículos, equipamentos e na construção da base do Batalhão.

De acordo com o capitão Fábio Bezerra, comandante do Raio em Caucaia, a integração dos trabalhos entre a polícia local e o batalhão será de grande importância para a execução de boas práticas. “A população vai contar com um policiamento diferenciado, especializado, que vai dar suporte ao policiamento já existente. Com a nossa presença, a criminalidade com certeza se sentirá incomodada, visto que somos uma tropa que tem como função trabalhar com muitas abordagens durante o dia”, ressalta.

Efetivo em Fortaleza deve ser ampliado

A solenidade de lançamento do batalhão foi realizada no Centro do município e contou com a presença de diversas autoridades vinculadas à segurança pública. O município é o segundo do Ceará com população acima de 50 mil habitantes a receber o reforço. Maracanaú foi o primeiro município do gênero a obter o reforço, no último dia 23.

O governador Camilo Santana afirmou que pretende ampliar o efetivo do Batalhão em Fortaleza — que passará a contar com 72 equipes — no mês de outubro e implantar equipes do Raio em todas as cidades do Estado com mais de 50 mil habitantes até o fim da própria gestão.

Conforme o secretário de segurança André Costa, a instalação do Raio na região já era uma demanda antiga por parte da população e que há treinamento rigoroso para a admissão de policiais na equipe, no intuito de manter a excelência nas ações.

Questionado sobre os altos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que abrangem homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, André afirma que a redução destes casos é a grande prioridade, mas que outros pontos relacionados a segurança são importantes e estão apresentando avanços nos números.

"Nós também temos resultados positivos, como redução de assaltos a bancos, número de armas apreendidas e prisões especializadas, e isso ajuda a tranquilizar a população. Mas não estamos comemorando, porque não temos para isso. Precisamos continuar com o nosso trabalho", afirma.