quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Queima de lixo causou vários incêndios e preocupa os bombeiros em Iguatu

Os dias estão mais quentes em Iguatu e aumentando os transtornos ocasionados pela baixa umidade do ar. E o Corpo de Bombeiros está tendo muito trabalho para combater os incêndios propositais que estão acontecendo em vários pontos da cidade.

Só neste mês de agosto, o Corpo de Bombeiros atendeu mais de dez chamados de incêndios. E na maioria dos casos, os militares detectaram que os sinistros são causados por ação humana, principalmente ao atear fogo em locais que acumulam lixo.

Só nesta quarta-feira,16, três incêndios foram registrados em Iguatu e em todos os casos, os militares detectaram a ação proposital do homem para o acontecido. Os sinistros aconteceram no Bairro Fomento, Bugi e na vegetação da Lagoa do Cocobó.

Em entrevista ao site Iguatu.net, o Subtenente do Corpo de Bombeiros, Éder falou sobre o trabalho de combate aos incêndios, “o fogo e, consequentemente, a fumaça são prejudiciais para o meio ambiente e também para a saúde das pessoas. Precisamos da colaboração da população, a parceria é para o bem de todos. Afinal, todos sofrem com as queimadas e muitas vezes o tempo hábil é insuficiente para atender tantas demandas em um plantão, principalmente quando são grandes áreas. Pedimos encarecidamente que a população seja nossa parceira e também conscientizem-se e não façam queimadas em lugar nenhum, não queimem o lixo nos seus Bairros e ruas”, alerta o militar.

Os sinistros trazem vários problemas para a saúde, “durante a época de estiagem qualquer fagulha próxima a uma vegetação ressecada pelo tempo seco pode originar um grande incêndio, capaz de prejudicar severamente o meio ambiente, como aconteceu na Lagoa do Cocobó. Além disso, a fumaça contribui ao aumento de problemas respiratórios, tais como a rinite alérgica e a asma”, explicou o Subtenente.

Os moradores têm um papel muito importante e podem denunciar locais e pessoas que colaboram com o aumento de incêndios durante o período de estiagem. Para tanto, basta o morador acionar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, a Polícia Militar, telefone 190, e a Delegacia Regional de Iguatu, através do 3581 0307.