quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Prefeitura de Acopiara adere novo Projeto para o município

A Prefeitura de Acopiara, através da secretaria do Meio Ambiente (SEMA) realizou na última quarta-feira, 30 de agosto, no auditório do Centro Administrativo (CETEC), uma reunião de alinhamento voltado para o trabalho de preservação do meio ambiente. Na ocasião, foram convidados o Prefeito Antônio Almeida Neto, o seu filho Getúlio Almeida, o presidente da Associação dos Gestores Ambientais do Estado do Ceará (AGACE) Eraldo Oliveira, secretários municipais, vereadores, servidores, equipe técnica da SEMA e representantes da Associação dos catadores de lixo. 

O objetivo desse encontro foi mostrar aos presentes todas as ações que a prefeitura vem desenvolvendo no município em relação às questões ambientais, e a grande preocupação que a mesma está tendo para resolver o problema do lixão, que muito incomoda a população acopiarense. Pensando nisso, foi que o prefeito municipal contratou os serviços da AGACE, que é um órgão que assessora os municípios sobre essas e outras questões, para que os mesmos se desenvolvam sem prejudicar a natureza. 

Segundo o secretário da pasta Chagas Neto, a questão ambiental é muito importante, e que todos devem se unir para participar e cuidar da natureza sem prejudicá-la. Falou também que já participou de seminários, reuniões e oficinas com outros órgãos estaduais como a SEMACE, entre outros, para obter conhecimentos e experiências que podem ser desenvolvidos em Acopiara. “Estive recentemente em Piquet Carneiro, onde lá foi o primeiro município do estado do Ceará a abolir o lixão, e estamos buscando soluções juntamente com o prefeito Antônio Almeida e seu filho Getúlio, que é um grande parceiro nessa luta, encontrar uma solução para o lixão de Acopiara.” Disse 

Em seu discurso, o prefeito Antônio Almeida Neto falou que o município vai aderir um grande projeto que é a construção do Aterro Sanitário em parceria com 22 cidades no município como forma de resolver essa problemática, para facilitar a vida da população. “A idéia de implantar um Aterro Sanitário no município de Acopiara é baseada em estudos e pesquisas realizados em Piquet Carneiro, que aboliu de vez o lixão e construiu um Aterro Sanitário em Senador Pompeu, em parceria com outros municípios. Isso será um grande ganho para a população.” Falou o prefeito. 

Na sua fala, o presidente da AGACE Eraldo falou da importância do órgão em assessorar esses municípios que buscam o desenvolvimento, e parabenizou o prefeito por ele está preocupado e motivado a buscar soluções. Falou também sobre o licenciamento ambiental, que é uma das coisas que as empresas precisam para se instalarem no município. Além disso, disse que vai dar o apoio necessário que a Prefeitura de Acopiara precisa. 

De acordo com Getúlio Almeida, filho do prefeito Antônio Almeida Neto e grande incentivador na luta juntamente com o seu pai e o secretário do meio Ambiente Chagas Neto, a política ambiental é central, pois as empresas para virem para o município precisam desse licenciamento ambiental, e o município precisa está preparado para recebê-las, para que não prejudiquem a natureza e nem a população, e disse também está muito feliz com a vinda da AGACE para o município. 

Depois do discurso das autoridades, teve uma apresentação com slides apresentado pelo presidente da AGACE com o tema “Gestão Ambiental na Administração Pública”, falando o que era a AGACE, o seu papel e o trabalho que ela realiza nos municípios sobre as questões ambientais. 

Estiveram presentes no evento o Prefeito Antônio Almeida Neto, o seu filho Getúlio Almeida, o presidente da Associação dos Gestores Ambientais do Estado do Ceará (AGACE) Eraldo Oliveira, secretários municipais Chagas Neto (Meio Ambiente), Luciane Tavares (Saúde), Fábia Almeida (STDS), Anderson Aragão (Finanças), Teixeira Neto (Infraestrutura), vereador Mundoca, o superintendente da STtrans Kélsen Nogueira, servidores, equipe técnica da SEMA e representantes da Associação dos catadores de lixo.