quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Eunício reafirma apoio para instalação do curso de medicina em Iguatu

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), recebeu na tarde desta quinta-feira (31), o prefeito da cidade de Iguatu, Ednaldo de Lavor; o vice-prefeito, Marcos Sobreira, vereadores e uma comitiva de representantes da sociedade civil.Na oportunidade, Eunício garantiu a manutenção do seu trabalho e apoio para que os cinco cursos de medicina já anunciados pelo ministério da Educação (MEC) possam atender as cidades já definidas por edital, no caso, os municípios de Iguatu, Itapipoca, Crateús, Quixadá e Russas.

Eunício assegurou que nada mudará no processo que já está em andamento, cabendo aos próprios municípios e aos seus gestores a responsabilidade por cumprir todas as exigências solicitadas pelo MEC. “Esse sonho da faculdade de medicina de Iguatu tem mais de dez anos e nós vamos continuar trabalhando para que esse sonho se concretize. Independente de qualquer coloração partidária, a população da cidade e de toda a região do Centro-Sul cearense merece esse curso e todos os benefícios que ele trará”, disse.

O senador cearense ainda afirmou que essa vitória para o Ceará não o impede de trabalhar para que outros municípios também sejam beneficiados em editais futuros. “Os que já estão (no edital) vamos continuar trabalhando para mantê-los. Os que não foram atendidos, vamos buscar inseri-los em outro edital”, disse.


Em nome de todas as lideranças, o prefeito Ednaldo Lavor agradeceu o empenho de Eunício e reconheceu sua atuação como fundamental na decisão favorável à Iguatu. “A faculdade de medicina é uma luta de todos e o senador Eunício exerce um papel importantíssimo nessa ida da faculdade para Iguatu e para a região”, disse.

Ciente de que o município ainda precisa passar por outras etapas até a finalização do processo, o prefeito se mostrou confiante ao contar com a confirmação de apoio do presidente do Senado. “Estamos muito felizes pelo acolhimento do senador Eunício, pela maneira que nos tratou, independente de cor partidária, porque nós entendemos que se faz política dessa forma. Vamos sair daqui com muito mais pensamentos positivos de tudo que ouvimos do presidente do senado”, comemorou.

Cursos

No início deste mês, o presidente do Senado anunciou os cinco municípios cearenses que obtiveram a autorização para a instalação do curso de medicina. Além de Iguatu, também foram beneficiados os municípios de Crateús, Itapipoca, Russa e Quixadá.

O anúncio faz parte da ampliação do Programa Mais Médicos, ao ofertar mais vagas no curso de medicina, objetivando facilitar o acesso e a formação de mais profissionais nessa área.

Além do prefeito e vice, participaram do encontro secretários municipais, os vereadores, Mário Rodrigues, Diego Felipe, Marconi Filho e Eudisvan da Silva; o representante da CDL, Alfredo Felipe; o representante do Rotary Club, Vinicius Mendonça; o diretor geral da Unidade Descentralizada da Urca de Iguatu, José Ivo Ferreira e o comunicador, Normando Sóracles.