quinta-feira, 31 de agosto de 2017

DNOCS finaliza em setembro recuperação e modernização da Barragem Castanhão


O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS continua as obras de recuperação e modernização da Barragem Castanhão e pelo ritmo mantido a previsão de conclusão é para o final do mês de setembro. A informação é do Ceará News.

Localizado no município de Jaguaribara, o Açude Castanhão passa por serviços como de vedação da trinca, que já foi concluída desde o início do mês de abril, recuperação das comportas, viga pescadora, ensecadeira, sistema hidráulico de acionamento das comportas, limpeza das superfícies, entre outros já finalizados.

Os demais reparos encontram-se em andamento, contabilizando aproximadamente 90% de execução de avanços físicos. Os avanços gerais da obra estão com 95% compatíveis com o cronograma estabelecido inicialmente.

No valor de aproximadamente 15,643 milhões de reais, as obras e serviços tem como objetivo a integração ao PISF – Projeto de Integração do Rio São Francisco, que irá transpor as águas do “Velho Chico” amenizando a escassez hídrica em todo o Estado do Ceará.

As obras estão sendo executadas em sua total integralidade, compreendendo as etapas e serviços de recuperação, modernização e instalações necessárias, atendendo aos requisitos técnicos, ambientais e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional para a transposição.

Com a capacidade de acumular 6,70 bilhões de m³ d’agua, a barragem Castanhão atende ao consumo humano residencial de até 3,30 milhões de pessoas entre o médio e baixo Jaguaribe, junto a região metropolitana de Fortaleza, além de proporcionar o controle de cheias, produção de pescado, irrigação, turismo e geração de energia elétrica.